Nesses quase dois anos de gestão à frente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador David Reis (Avante) quase não presidiu as Sessões Plenárias da Casa Legislativa, uma das tarefas do presidente. Quando o fazia, era porque já estava há meses sem aparecer no Plenário Adriano Jorge ou porque alguma figura importante, como o prefeito David Almeida (Avante), por exemplo, iria visitar o local.
Quem cumpriu bem o papel foi o primeiro vice-presidente do Parlamento, Wallace Oliveira (Pros), que substituiu David Reis na maioria das Sessões. Na raríssima ausência de Oliveira, outros membros da Mesa Diretora conduziram a Sessão.
No início da gestão, o Portal O Poder já tinha apurado informações de que outros parlamentares da Casa Legislativa não estavam contentes com a ausência de David Reis das Sessões. O que era preocupação virou “tendência” nas mãos do vereador que continuou a se ausentar.
Quando a CMM sofria as consequências do peso dos escândalos que David Reis proporcionava, o vereador simplesmente “desaparecia” do Plenário. Em algumas Sessões foi avisado que o parlamentar estava na Casa Legislativa cumprindo outras atividades inerentes ao presidente. Apesar disso, o vereador conseguiu abonar todas as faltas.
O número elevado de ausências e a pouca participação de David Reis foram alguns dos motivos para desgaste da sua imagem de David Reis.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Reprodução