outubro 6, 2025 08:43

Ministro faz aceno a reitores e promete ampliar número de vagas em universidades

Em encontro com reitores nesta manhã (19), o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre os desafios educacionais para o país nos próximos anos. Dentre as prioridades, está a ampliação de vagas e a contenção da evasão de alunos no Ensino Superior.

O presidente Lula (PT) e o ministro se encontram com reitores de 27 universidades e institutos federais no Palácio do Planalto.

Segundo Camilo Santana, o percentual da população brasileira com educação superior completa está em níveis muito inferiores aos dos países que compõem a OCDE. “É um desafio enorme para nós a questão da ampliação e oferta de vagas e do acesso aos nossos alunos e jovens na universidade”, disse.

Conforme dados apresentados pelo ministro, apenas 15% da população entre 55 e 64 anos tem ensino superior, quando a média dos países da OCDE é de 30%. Já para a população entre 25 e 34, apenas 23%, quando a média é 47%.

O ministro ainda reiterou o compromisso de retomar investimentos em programas como o Prouni e o Fies — defendido pelo presidente Lula. Além disso, mencionou que pretende avançar na criação do Sistema Nacional de Educação, projeto já aprovado na Câmara dos Deputados, e que aguarda análise do Senado Federal.

 

 

Com informações de O Antagonista

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!