Desde que Alonso Oliveira (Avante) deixou a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) para assumir a cadeira de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM) começaram algumas especulações sobre qual nome o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) poderia indicar para o cargo de diretor-presidente.
Um dos nomes indicados é do vereador da base do prefeito, Elan Alencar (Pros). O parlamentar concorreu ao cargo de presidente da Casa Legislativa municipal junto com Caio André (PSC) como indicado do gestor municipal. Ele perdeu em uma disputa acirrada.
“O rumor surgiu entre os vereadores pela necessidade de uma interlocução entre os parlamentares e a Prefeitura. Com isso, haveria melhorias no atendimento”, explicou Elan Alencar para o Portal O Poder.
Ainda de acordo com o vereador, algumas lideranças comunitárias que possuem dificuldades no diálogo com a Manauscult para fazer seus eventos também levantaram o nome do parlamentar como uma boa escolha para o cargo. “Mas isso é uma decisão do prefeito e estou tranquilo”, enfatizou Alencar.
Outro nome que surgiu foi o de Oreni Braga. Atualmente no cargo de vice-presidente da Pasta, ela já foi gerente de turismo na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) por mais de dez anos. Ao Portal O Poder, ela garantiu que não sabe de sua indicação e que o prefeito deve escolher a melhor pessoa para a cadeira.
“Isso é especulação. Estou na vice-presidência para contribuir com a gestão do prefeito David Almeida”, disse.
O ex-deputado Tony Medeiros (PL) está na lista para assumir a cadeira. Medeiros tem um currículo na cultura amazonense, principalmente por sua participação no Festival Folclórico de Parintins, sua gestão como vice-prefeito do município e proximidade com o prefeito de Manaus.
“Eu tenho uma relação próxima ao David. Fomos colegas de Parlamento por muitos anos. Porém não houve reunião e não existe convite para a Manauscult”, explicou para o Portal O Poder.
Até mesmo o possível retorno de Alonso Oliveira foi especulado. Para o Portal O Poder, Oliveira ressaltou que desconhece o boato de seu retorno como titular da Manauscult.
“O prefeito David Almeida está fazendo um exército político e técnico para tomar essa decisão”, informou o ex-titular da Manauscult.
Quem assumir a Pasta terá a responsabilidade de cuidar dos eventos mais importantes da cidade, tanto na área do Turismo quanto na área da Economia, como o Revéillon e o Carnaval, entre outras responsabilidades.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder