Roraima – Enquanto o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), corre da sala para a cozinha para tentar reverter no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do seu mandato por conduta vedada, “caciques” políticos já se articulam para uma possível eleição suplementar.
O senador e presidente do diretório estadual do Republicanos, Mecias de Jesus, escalou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio, como possível candidato da sigla ao Governo. Ambos são aliados de primeira ordem do governador Antonio Denarium.
Segundo fontes ligados aos políticos, Mecias começou a ser articular logo que a cassação de Denarium foi confirmada pelo TRE. Desta forma, ele antecipa um projeto político de lançar Sampaio candidato a um cargo majoritário. É que Mecias já havia anunciado Sampaio como pré-candidato a Prefeitura de Boa Vista no pleito de 2024.
“O senador Mecias é uma raposa velha. Todo mundo sabe que ele tem várias secretarias no Governo de Roraima. Logo, ele não vai querer perder esses cargos comissionados, são importantes nas negociações e influência que ele exerce. Ele vai fazer de tudo para levar essa eleição”, disse uma fonte.
Inexpressivo
Reeleito no ano passado, Sampaio teve apenas 8.746 votos e é considerado inexpressivo em uma disputa majoritária em que pode enfrentar Teresa Suirita (MDB), que foi prefeita de Boa Vista por cinco mandatos.
Na eleição para o Governo no ano passado, Teresa Surita perdeu para Antonio Denarium, mas teve 118 mil votos, cerca de 41% dos votos válidos.
Citado
O Poder tenta contato com o senador Mecias de Jesus para questionar sobre a suposta escolha para Sampaio disputar as eleições suplementares caso a decisão do TRE seja confirmada pelo TSE.