maio 13, 2025 08:03

Durante ‘sessão relâmpago’, deputados concluem trabalhos parlamentares em 36 minutos

Numa sessão relâmpago que durou apenas 36 minutos, os deputados participaram nesta quarta-feira, 14, da sessão híbrida na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Como não houve pauta de votação hoje e ninguém se inscreveu para participar do grande expediente, o deputado Adjuto Afonso (PDT), que estava presidindo a sessão depois de perguntar por duas vezes se algum parlamentar iria se manifestar encerrou os trabalhos parlamentares às 9h44 num plenário totalmente abandonado pelos deputados que participavam de forma presencial, que fugiram antes de encerrar a sessão conforme vídeo enviado com exclusividade a reportagem do Portal O Poder.

De acordo com o presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB), durante a sessão foi registrada a presença de 15 deputados entre presencias e remotos. Josué afirmou ainda que não houve votação porque a pauta havia sido zerada na quarta-feira da semana passada.

“Não há votação hoje pois limpamos a pauta na semana passada. Já foi solicitado aos colegas presidentes das principais comissões técnicas que as matérias tramitadas nas comissões sejam encaminhadas para a diretoria de apoio legislativo. A perspectiva é de que semana que vem façamos uma pauta extensa. Essa nossa “boa” dificuldade é porque limpamos a pauta semana passada aprovando 41 matérias”, justificou.

Sobre as razões para a sessão ordinária terminar com apenas 36 minutos na manhã de hoje, Josué disse que não participou da sessão por motivos médicos e que não estava presente no momento em que os trabalhos foram encerrados. “Eu estava ausente, pois estava fazendo exames de imagem e laboratoriais”, afirmou.

Segundo o presidente da Aleam, participaram da sessão de hoje os seguintes deputados de forma presencial: Abdala Fraxe (Podemos), Alessandra Campêlo (MDB), Cabo Maciel (PL), Delegado Péricles (PSL), João Luiz (Republicanos), Roberto Cidade (PV) e Mayara Pinheiro (PP).

Virtual participaram: Augusto Ferraz (DEM), Álvaro Campelo (PP),  Belarmino Lins (PP), Felipe Souza (Patriota), Sinésio Campos (PT),  Dermilson Chagas (Podemos), Serafim Corrêa (PSB) e Therezinha Ruiz (PSDB).

Recesso Branco

Ao ser questionado pela reportagem de O Poder, pelo fato da sessão terminar com menos de 1 hora, o deputado Serafim Corrêa (PSB) lamentou a ausência de alguns colegas. Serafim chegou a admitir que pode estar acontecendo “recesso branco” por causa do período de eleições.

“Lamentável. Registro que tenho estado sempre presente de forma virtual. Por outro lado , isso já era esperado em decorrência do período eleitoral e do envolvimento dos deputados nas disputas municipais, direta ou indiretamente.  É o que se constata na prática em todos os níveis”, avaliou.

Já o deputado delegado Péricles (PSL) disse que não pode responder pelos outros deputados e que sempre tem estado presente e participado das sessões da Aleam.

“Posso responder apenas por mim, pelo meu mandato. Tenho estado todos os dias presente em plenário, sempre a postos na mesa diretora para discussões e pautas de votação, seja qual for o tempo necessário. Sei que esse período de eleições atenta para cuidado extra de todos os parlamentares devido o necessário envolvimento deles no processo eleitoral, eu, inclusive, tenho apoiado candidatos à vereança, mas nunca deixado de cumprir meu papel na casa legislativa”, disparou.

A vice-presidente da Aleam, deputada Alessandra Campêlo (MDB) também confirmou que não houve votação porque não tinha projetos para serem votados.

“Não teve votação porque não tínhamos pauta. Esgotamos a pauta semana passada. Semana que vem teremos votação”, concluiu.

Confira o vídeo com o plenário vazio

 

 

 

 

 

Augusto Costa para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

INSS: Oposição oficializa CPMI com 50% de apoio de partidos do governo

A oposição protocolou, nesta segunda-feira (12), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) sobre as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!