Brasília – O deputado federal José Ricardo (PT) apresentou novo projeto de lei voltado ao combate do coronavírus, em que sugere a criação de um Comitê Nacional de Monitoramento das Ações durante a crise sanitária.
Segundo o parlamentar, o projeto de lei 823/20 poderá ser coordenado pela União, e demais coordenações descentralizadas nos Estados, Distrito Federal e municípios.
No texto, Ricardo aponta ausência de atuação coordenada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ocasionando assim, posições divergentes e providências tardias. Essa desorganização, segundo o deputado colabora para resultados que estão aumentando a contaminação das pessoas. Além de gerar sensação de insegurança.
“A cada dia, novos casos de coronavírus estão aumentando no Brasil de forma acelerada. A ausência de atuação mais eficiente gera na população sensação de total insegurança quanto aos números de casos apresentados e dúvidas quanto aos atendimentos dos infectados tanto na rede pública quanto particular.”
O deputado disse ainda que o Comitê deve ser criado com urgência, e espera que o projeto entre o quanto antes na pauta para discussão. “Esse comitê organizado proporcionará diretrizes organizadas e mais eficientes para todo o país”, destacou.
Sendo aprovado, o Comitê Nacional ficará responsável pelo compartilhamento imediato de informações, dados e de tratamento do Covid-19, assim como estabelecer ações coordenadas para possibilitar uma atuação mais eficiente no combate à doença.
A matéria aguarda ser discutida pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Izael Pereira, de Brasília para O Poder
Foto: Reprodução/Instagram