fevereiro 21, 2026 20:47

MP determina que Nova Olinda também entre em toque de recolher

Como ocorreu em Parintins, o município de Nova Olinda do Norte também está sob o toque de recolher, decretado pela Prefeitura Municipal. A medida atendeu à recomendação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM). Além disso, houve a suspensão dos serviços de transporte de pessoas entre Nova Olinda do Norte e adjacências, provenientes da capital do Estado.

O Decreto Municipal nº 145/2020 foi publicado no dia 27 de março e estabeleceu toque de recolher no município de Nova Olinda do Norte diariamente, entre às 20h e 6h do dia seguinte, pelo período prorrogável de 10 dias. O decreto instituiu multa de R$ 400 a quem descumprir as determinações, multiplicada por 2 (dois) a cada reincidência.

Na noite de sexta-feira, 27, ruas e locais públicos, como a principal praça da cidade (veja foto), estavam vazios. O objetivo das normas é evitar contatos e aglomerações e a advertência é que aquele que descumprir as determinações poderá ser implicado na prática de crimes contra a saúde pública, em face de dar causa à disseminação da pandemia Covid-19.

Neste mesmo Decreto Municipal, foi determinada a suspensão dos serviços de transporte de pessoas entre Nova Olinda do Norte e os adjacentes, provenientes da Capital do Estado, seja via fluvial, terrestre ou híbrida, pelo prazo de 15 (quinze) dias.

O descumprimento das determinações de suspensão dos serviços de transporte de pessoas, seja por pessoa física ou jurídica, sujeita o infrator à multa no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), multiplicada por 2 (dois) a cada reincidência, e, ainda, a possível incursão nas penas dos arts. 267, I, II e 268 do Código Penal. A recomendação que motivou o decreto foi assinada pelo Promotor de Justiça de Nova Olinda, Kleyson Barroso. Seguem a Recomendação do MP-AM e o Decreto, na íntegra.

 

Fonte e Foto: MP-AM 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!