junho 15, 2024 07:10

Requerimento de ‘Belão’ sugere que a Aleam realize apenas uma sessão virtual na semana

spot_img

No centro de uma crise política com o governador Wilson Lima (PSC), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pode reduzir suas sessões virtuais para apenas uma, a partir da próxima semana. Normalmente, são três as sessões legislativas semanais.

Pelo menos é o que prevê um requerimento coletivo encabeçado pelo deputado estadual Belarmino Lins (PP), apresentado no final da manhã desta quinta-feira, 30, na sessão virtual da casa legislativa.

A proposta defendida pelo parlamentar é que as sessões de votação e de pequeno e grande expediente fiquem fixadas para as quartas-feiras, a começar da próxima semana e, que as terças e quintas-feiras, fiquem reservadas para realizações de reuniões virtuais das comissões técnicas.

“É importante ressaltarmos, ainda, que o Presidente da Aleam, Deputado Josué Neto, poderá convocar, excepcionalmente, os 24 Parlamentares do Poder, a qualquer momento,
mobilizando-os por meio do ‘Grupo Plenário Virtual da Aleam’, do Aplicativo Whatsapp, no
caso de surgimento de demandas que se fizerem urgentes às deliberações plenárias”, diz trecho do requerimento.

Ao final do documento, Belarmino pede apoio dos demais colegas para a aprovação do requerimento e justifica, ainda, que a proposta tem como objetivo também resguardar os servidores técnicos que são responsáveis pela realização das sessões virtuais, como os que atuam no setor de informática, que ficam expostos a uma possível contaminação com o novo coronavírus.

“Riscos idênticos correm os Deputados também expostos a riscos de contaminação em função da interação direta com seus assessores durante os três dias de sessões online”, defende, no texto.

A reportagem de O Poder procurou o deputado Belarmino para repercutir a proposta, mas ele não respondeu às mensagens enviadas via aplicativo de conversa.

Nos bastidores, o sentimento é de que, se a proposta for aprovada, pode dificultar a celeridade de um possível processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida Filho (PTB), e, de uma certa maneira, fortalecer o Executivo.

O presidente da casa, deputado Josué Neto (PRTB) não se manifestou a respeito.

Leia o requerimento:

99452

 

Valéria Costa, para O Poder

Foto: Aleam

Últimas Notícias

RR: Relatora que irá julgar Denarium é escolhida no TSE

Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, a Procuradoria-Geral Eleitoral defendeu a cassação do governador de Roraima Antonio Denarium...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!