Na próxima segunda-feira, 22, o Senado realizará uma sessão de debates sobre o adiamento das eleições municipais. A sessão, prevista para começar às 14h, contará com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
As duas primeiras horas serão para ouvir Barroso, além também de representantes de prefeitos e vereadores, infectologistas e médicos. A partir das 16h, os senadores farão suas ponderações.
O requerimento para a realização da sessão, foi aprovada por unanimidade, na sessão desta quinta-feira,18, ela é de autoria do senador Weverton Rocha (PDT-MA). O senador é relator da PEC 18/2020, que trata do tema.
Votação da PEC
De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o plenário deverá votar na próxima terça-feira, 23, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o adiamento das eleições 2020, em dois turnos. O anuncio foi feito ontem.
A mudança é motivada pela pandemia do novo coronavírus. No calendário eleitoral, o primeiro turno está previsto para 4 de outubro, e o segundo turno, para 25 de outubro.
Porém, segundo Alcolumbre há quase um consenso para que as eleições ocorram em novembro, com o primeiro turno no dia 15, e o segundo turno, no dia 29 do mesmo mês.
Da Redação O Poder
Com informação da Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado