setembro 11, 2024 00:13

Em busca do terceiro mandato na CMM, Jacqueline defende maior participação feminina na política

Em entrevista ao vivo na tarde desta terça-feira, 10, pelas redes sociais do Portal O Poder, a candidata à reeleição na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Jacqueline (Podemos), fez uma balanço de seus dois mandatos no Legislativo municipal, como leis municipais aprovadas ao longo de 8 anos como vereadora e apresentou propostas.

Para o site, Jacqueline fez um apanhado de seus projetos já apresentados, abordou sobre novas propostas, destacou a presença feminina nas eleições e abordou sobre candidatos que fazem críticas aos vereadores que disputam a reeleição.

“Criminalizaram muita a política, a política geral, tanto os vereadores como os Parlamentos. Eu penso que temos grandes vereadores, grandes representantes, têm aqueles também que falham com seu compromisso social mas isso não é regra, isso é exceção da regra”, diz sugerindo que o eleitorado busque saber mais sobre os candidatos e fazer o acompanhamento da produção parlamentar dos políticos.

“Nem todo mundo que é novo, que vai entrar, não quer dizer que é uma pessoa séria e que vai trabalhar”, dispara.

“A minha grande gratificação com meu mandato, foi poder dar um olhar especial para a Zona Rural”, diz a vereadora que coleciona 42 leis aprovadas na CMM, onde maioria é em prol para as comunidades mais vulneráveis.

Presença feminina nas eleições

Sobre a questão da minoria da presença feminina na política, incluindo não só no Parlamento mas também na ausência de projetos e propostas que sejam em prol das mulheres, a vereadora destacou que esse cenário precisa ser mudado.

“Nós somos 52% de eleitoras, nós decidiríamos qualquer eleição. Se a gente quisesse colocar só homem no parlamento ou só mulher nós teríamos esse poder com esses 2% a mais. Então a população começa a entender que precisa participar do empoderamento feminino, não adianta discursar que a gente deveria ter mais mulheres se a gente vota em homem”, analisa Jacqueline.

Vereadora Jacqueline é filiada ao Podemos e está em seu segundo mandato

“Eu vejo que hoje nós estamos perdendo espaço, nós já tivemos seis vereadoras, hoje nós temos três e se a gente não despertar a consciência que mulher pode participar efetivamente dos parlamentos, dos espaços de decisão, dos espaço de poder, do empoderamento feminino que tanto se discute, mas não se pratica”, alerta a vereadora que pede mais participação feminina das mulheres.

Propostas

Ainda sobre o tema, a candidata destacou os seus projetos de lei que amparam a mulher em caso de violência doméstica. Dentre eles, um projeto que faz se o uso da Lei Maria da Penha como tema transversal para todas as escolas públicas.

“Hoje nós somos um país que mais mata suas mulheres. Nós somos o quinto país no mundo que mais assassina suas mulheres, mães de família e se a gente não trabalhar essa nova geração na perspectiva na mudança de comportamento e que tem uma lei que ampara e resguarda, a gente vai ter uma relação muito mais harmoniosa”, explica mostrando a cartilha.

“A gente tem que ter medidas protetivas, isso é uma lei que protege a mulher, é uma rede de amparo também”, diz Jacqueline sobre a PL 395 que dispõe da proteção da vítima e do filho.

Coronavírus 

Refletindo sobre a pandemia do novo coronavírus que impactou diretamente a capital amazonense, Jacqueline afirma que a próxima gestão que comandará a Prefeitura de Manaus terá um grande trabalho pela frente.

“Eu acredito que o prefeito que assumir vai ter muitos desafios e muita experiência em gestão pública”, disse a candidata sobre os setores que sofreram graves consequências para economia, educação e a crise na saúde.

A entrevista completa pode ser vista nas redes sociais do Portal O Poder.

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Fotos: O Poder

Últimas Notícias

RR: Justiça Eleitoral atende pedido de Nicoletti e derruba registro de Catarina

Nesta terça-feira, 10, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) definiu que o candidato do partido União Brasil para...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!