Em reunião com o governador Wilson Lima (PSC) nesta quarta-feira, 9, o prefeito eleito David Almeida (Avante) antecipou que pretende criar uma secretaria específica para tratar do tema: parcerias. Ao todo, os planos do novo chefe do Executivo da capital amazonense incluem a criação de 5 novas secretarias municipais.
Ainda no começo de sua campanha, David levantou como uma de suas principais propostas, a criação da Secretaria Municipal das Pessoas com Deficiência (SEMPED), meta que atendeu um público específico e importante da cidade. Sua primeira citação sobre o assunto aconteceu eu uma entrevista coletiva na sede do partido Avante.
Outra pauta que recebeu atenção estrutural foi a segurança. No plano de governo apresentado oficialmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) é defendido o fortalecimento da Guarda Municipal e outras medidas mediante a definição de uma pasta responsável por esses projetos.
Fora do papel
Além dessas secretarias citadas no plano de governo, David Almeida ainda afirmou, em entrevista à rádio Rio Mar, que projeta recriar a Secretaria Municipal de Esporte e dar origem à Secretaria Municipal de Produção Rural. Ao todo, Manaus conta hoje com 19 secretarias e fundações dentro de sua estrutura.
Apesar do foco de Wilson Lima (PSC) em efetuar uma parceria com o município voltado a saúde, do lado de David a parceria tem muitos outros objetivos. O discurso de buscar recursos em outras esferas e setores para realizar os muitos projetos de sua administração é presente no gestor que assumirá um das principais cidades do país num cenário pandêmico. Nesse contexto, aparece a proposta de David de criação para um pasta voltada para isso dentro do município.
Parcerias
David disse ainda que, após ter buscado apoio da Câmara Municipal, o Tribunal de Contas do Estado e o governo do Estado, agora ele irá atrás da bancada federal do Amazonas e do governo federal buscar apoio para a cidade de Manaus.
“Que não nos dê o dinheiro, mas que, através das ações governamentais, possamos fazer os investimentos na cidade de Manaus. Vamos buscar senadores e deputados para implementar as ações na cidade, além do governo federal”, garantiu David, que, entre outras coisas, pleiteou ajuda do Estado para a redução de ICMS do transporte coletivo, reforço na segurança, saúde e infraestrutura.
Sharon Marques, para O Poder
Foto: Divulgação