outubro 14, 2025 07:38

Vereadores aprovam PL que muda contribuição previdenciária

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram o Projeto de Lei que reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Manaus. De autoria do Executivo Municipal, o PL tramitou em regime de urgência na Casa Legislativa nesta quarta-feira, 28.

Com a aprovação, a alíquota da contribuição previdenciária dos segurados passará de 11% para 14%, conforme a Emenda Constitucional nº 103 de 12 de novembro de 2019, que obriga todos os entes federados a ajustarem suas respectivas alíquotas. Quem não cumprir o estabelecido pelo Governo Federal pode ser penalizado com a não emissão do Certificado de Regularidade da Previdência (CRP). Sem ele, não é possível receber transferências voluntárias da União.

“Há um sentimento de que é um Projeto impopular. É óbvio que nenhum de nós gostaria de aprovar. A gestão passada, por uma decisão política, não enviou para esta Casa Legislativa. O prefeito David Almeida também aumentará o repasse do Município para que as pessoas não sofram tanto impacto. Se não aprovarmos, na segunda-feira estaremos sem CRP e o prejuízo disso se estenderá por anos”, explicou Marcelo Serafim (PSB), líder do prefeito.

O PL está aqui e segue para a sanção do prefeito.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Edição e revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Em tramitação na Aleam, proposta do presidente Roberto Cidade prevê redução do uso de plásticos descartáveis nas escolas estaduais

Segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Projeto de Lei...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!