abril 28, 2024 23:15

Desmatamento na Amazônia bate recorde pelo terceiro mês consecutivo

spot_img

Conforme o Boletim do Desmatamento, divulgado nesta quarta-feira, 16, pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento na Amazônia segue em níveis alarmantes e em ritmo acelerado. O mês de maio apresentou maior saldo da série histórica para o mês dos últimos 10 anos. Foi o terceiro mês consecutivo de recorde.

A área desmatada em maio deste ano chegou a 1.125 km², o que corresponde a quase o tamanho do município do Rio de Janeiro (1.255,3 km²). Na comparação com maio de 2020, o desmatamento aumentou 70% na Amazônia.

Os estados onde mais houve desmatamento, segundo o estudo foram o Pará, Amazonas e o Mato Grosso, respectivamente, responsáveis por mais de 60% do desmatamento total detectado. Depois aparecem os estados de Rondônia, Acre, Maranhão e Roraima.

Segundo o levantamento, quando se analisa o desmatamento por categoria do território, 66% da perda ocorreu em áreas privadas ou sob outros estágios de posse, 17% em assentamentos, 15% em unidades de conservação e 2% em terras indígenas.

O Boletim também divulgou o índice de degradação da floresta Amazônica, que chegou, em maio, a 39 km². Isso representa um aumento de 144% em relação a maio do ano passado, quando a área degradada foi de 16 km².

“O Imazon classifica o desmatamento como o processo de realização do “corte raso”, que é a remoção completa da vegetação florestal. Na maioria das vezes, essa mata é convertida em áreas de pasto. Já a degradação é caracterizada pela extração das árvores, normalmente para fins de comercialização da madeira”, informa o Boletim.

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: CNN

Foto: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)

Últimas Notícias

RR: Wagner Nunes eleito prefeito de Alto Alegre em eleição suplementar

O professor Wagner Nunes (Republicanos), de 46 anos, foi eleito neste domingo (28) como prefeito de Alto Alegre (RR)...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!