O governador Wilson Lima (PSC) confirmou nesta segunda-feira,28, durante entrevista coletiva, que o médico urologista Anoar Abdul Samad é o novo titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ele assume no lugar do secretário interino, Silvio Romano.
“Samad aceitou o convite para fazer parte da nossa equipe para que possamos continuar avançando nas estratégias na área da saúde”, disse o governador.
Anoar Samad possui quase 30 anos de experiência na área de Saúde, com reconhecimento nacional e internacional pela sua atuação na especialidade de urologia no Amazonas. O médico agradeceu o convite do governador e disse que a sua prioridade continuará sendo o combate à pandemia da Covid-19.
“O grande desafio continua sendo o combate à pandemia de Covid-19, conheci a equipe hoje e já estamos marcando reuniões para me inteirar de tudo, dos projetos e quais terão prioridade. Eu vou lutar todos os dias para tentar levar uma melhora na saúde do povo amazonense”, afirmou.
O urologista, que é natural de Belo Horizonte (MG), vive em Manaus desde os 12 anos de idade. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), fez residência em urologia e cursou especializações na área na Espanha, Bélgica e Estados Unidos.
O médico também já foi professor nos cursos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também atuou por 16 anos como especialista na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).
Vacinação no interior
Durante a entrevista coletiva, Wilson Lima ainda anunciou que a meta do Governo do Amazonas é imunizar 100 mil pessoas no mutirão “Vacina Amazonas”, que acontece nesta terça-feira, 29, por 24 horas, a partir das 9h encerrando às 18h de quarta-feira, 30. O objetivo é imunizar pessoas a partir de 28 anos no complexo da Arena da Amazônia e nos postos de Saúde da Prefeitura de Manaus.
“É importante que a população faça também a sua parte e compareça nesse mutirão. Estamos colocando à disposição da prefeitura algo em torno de 100 mil doses, para que possamos fazer esse grande mutirão e a nossa expectativa é vacinar 100 mil pessoas em 24 horas”, afirmou.
O governador também fez um balanço do avanço da vacinação contra a Covid-19 nos municípios do interior do Amazonas. Além disso, Lima determinou que os imunizantes não podem ficar estocados na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e em nenhuma prefeitura municipal.
“Temos alguns municípios que já conseguiram atingir a meta de vacinação. Hoje, só temos 13 municípios que estão vacinando acima de 18 anos. E estamos fazendo um balanço dessas vacinas que, eventualmente, podem ter sobrado desses locais para que possamos remanejar para aquelas localidades onde há uma maior necessidade. As doses que estamos utilizando agora são de reservas técnicas e doses que já chegaram do Ministério da Saúde. Temos tido um ritmo continuo do recebimento de vacinas no Amazonas. Isso nos dá a tranquilidade e a garantia de fazer esse mutirão”, destacou.
Ao ser questionado pela reportagem se até o fim de 2021 mais de 90% da população do Amazonas estará imunizada, o govenador foi enfático. “Isso vai depender muito do comparecimento das pessoas aos postos de vacinação. Mas se continuarmos nesse ritmo de recebimento de doses enviadas pelo Governo Federal, até o final de agosto todas as pessoas acima de 18 anos receberão, ao menos, a primeira dose da vacina”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins