Roraima – Denúncias enviadas a O Poder, nessa sexta-feira, 13, apontam a falta de investimento, profissional, assistência, responsabilidade e organização por parte do governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), com relação à Saúde Pública Estadual. Conforme as denúncias, dois pacientes aguardam consulta no Hospital Coronel Mota, localizado no Centro de Boa Vista, há mais de um mês.
“Estou tentando há mais de um mês marcar uma consulta com o otorrinolaringologista, mas não consigo. Os funcionários informam que não tem especialista nesta área, sendo que fui encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde [UBS]. Preciso com urgência, pois minha saúde está prejudicada”, disse o paciente, que sofre com bronquite asmática. Ele preferiu anonimato e assegurou que isso é falta de organização.
O denunciante relatou que faz acompanhamento com pneumologista em uma unidade de saúde, mas precisou intensificar o tratamento, devido a um problema nasal, para isso precisa de uma consulta com um médico especialista. “O médico me encaminhou para outro especialista, para verificar o que eu tenho. Mesmo com a classificação amarela, minha mãe não conseguiu marcar”, afirmou.
Outro caso
A filha de uma idosa, de 66 anos, procurou a reportagem para denunciar a demora na marcação de consultas no Hospital Coronel Mota. Segundo ela, a mãe tem comorbidades e precisa de tratamento e acompanhamento constante na rede pública de saúde.
“Nas últimas consultas que ela foi, o médico encaminhou para o cardiologista, endocrinologista e para um cirurgião de cabeça e pescoço, mas até o momento não tivemos retorno”, disse, ao afirmar que falta assistência e responsabilidade do governo quanto ao atendimento médico em Roraima, principalmente neste período onde todas as atenções estão voltadas para a pandemia.
De acordo com a denunciante, o procedimento foi realizado conforme indicado pelo médico. “Levei o encaminhamento à uma UBS e de lá é que eles fazem a marcação da consulta. Estamos aguardando há mais de três meses e nada. Como minha mãe é idosa e precisa com urgência dessas consultas, para seguir o tratamento, ela está na classificação vermelha. Mesmo assim, nada foi feito para agilizar”, declarou.
Aglomeração
Outra denúncia feita foi quanto à aglomeração nas filas em frente e dentro do Coronel Mota. Diante da atual situação de pandemia, a recomendação dos órgãos de Saúde é manter o distanciamento social. A demora no atendimento faz com que as pessoas fiquem aglomeradas.
“Falta investimento do governo nestas estruturas. Neste período de chuva nossa situação piora quando precisamos do serviço público de Saúde, pois ficamos nestas filas quilométricas na chuva ou então temos que nos aglomerar embaixo de uma tenda. Quando entramos, a situação continua de muita gente junta”, citou.
‘Gargalo’
A Saúde de Roraima tem sido constante alvo de denúncias semelhantes a estas, seja por falta de estrutura nas unidades, atendimento e outros entraves. Além destes, ainda tem as investigações nas esferas estadual e federal sobre irregularidades na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
A pasta já mudou nove vezes de gestor e o cenário continua o mesmo. O último a assumir foi Leocádio Vasconcelos, que já sinalizou uma possível exoneração do cargo, devido aos inúmeros problemas encontrados na Sesau, o que o teria deixado insatisfeito.
Em entrevista a O Poder, o vice-governador de Roraima, Frutuoso Lins (sem partido), apontou a Saúde como principal gargalo da gestão do governador, Antonio Denarium, e afirmou que a área necessita de mais investimentos e ‘atenção’ do Poder Público.
“Um problema recorrente é a Saúde, onde o governador ainda não conseguiu atender a expectativa da população roraimense. Esse é um grande desafio para ele [Denarium]”, comentou Lins.
Outro lado
O Poder entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Executivo Estadual para saber que medidas serão tomadas para agilizar as consultas dos pacientes e, por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que a Clínica Especializada Coronel Mota dispõe de atendimento de todas essas especialidades, confirmando assim o encaminhamento citado na matéria.
“A Unidade está atendendo normalmente os pacientes com guias de encaminhamento de UBSs para consulta com médico especialista, tanto para primeira consulta quanto para retorno”. Mesmo com esta afirmação, os dois denunciantes aguardam mais de três meses pela consulta.
“Atualmente a unidade conta com dois médicos otorrinolaringologistas, um destinado para o atendimento ambulatorial e outro que realiza apenas exames de videolaringoscopia, ocorre que o médico otorrinolaringologista responsável pelos atendimentos ambulatoriais estava afastado por motivo de saúde, no entanto já retornou à Unidade, e todos os atendimentos estão sendo retomados”, citou a nota.
Em relação às especialidades de cardiologista, endocrinologista e cirurgião de cabeça e pescoço, garantiu que dispõe dessa especialidade e que os atendimentos estão ocorrendo normalmente.
Quanto à denúncia de aglomeração, a Sesau garantiu que tem realizado todas as orientações sobre a prevenção contra a Covid-19 no ambiente interno da unidade. “A direção providenciou três tendas na parte externa”, citou.
Sobre a falta de profissionais, a gestão disse que tem feito contratações contínuas por meio de processos seletivos que estão em curso, além de chamamento público para profissionais em diversas áreas e estuda a realização de um novo seletivo para a contratação de novos médicos especialistas para o atendimento na Clínica Especializada Coronel Mota.
Neidiana Oliveira, para O Poder
Foto: Reprodução/Facebook