setembro 20, 2024 20:13

CPI da Amazonas Energia começa oitivas com representante do Ipem nesta quarta-feira

A CPI da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) definiu, durante a primeira reunião dos trabalhos investigativos, que o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) será o primeiro órgão convocado. Os depoimentos devem ocorrer nesta quarta-feira, 20, no auditório Cônego Azevedo, às 14h, na sede do parlamento estadual.

Durante a reunião dessa terça-feira, 19, foram aprovados requerimentos que convocam para quinta-feira, 21, o Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM). Na próxima semana as oitivas continuam a partir de terça-feira, 26, com o depoimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

De acordo com o presidente da CPI da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos (PT), todos os órgãos de fiscalização e controle comparecerão à Aleam na condição de convidados. “Esta semana e a próxima serão ‘carregadas’, principalmente com as pessoas que compõem esses órgãos para resolver o problema do consumidor. Eu creio que a CPI vem com toda a força, mas, acima de tudo, em parceria com esses órgãos que têm a função de fiscalizar, acompanhar e defender o consumidor. Como a CPI tem o poder muito forte, não poderemos fazer algo separado desses órgãos importantes e parceiros”, ressaltou.

Também foram definidos os cinco membros suplentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O deputado Serafim Corrêa (PSB) ficou como suplente do presidente Sinésio Campos; deputado João Luiz (Republicanos), suplente do relator Carlinhos Bessa (PV), além dos deputados Ricardo Nicolau (PSD), Wilker Barreto (Podemos) e deputado delegado Péricles(PSL), completam os suplentes.

A CPI da Amazonas Energia foi instalada na Aleam com a assinatura de 12 deputados para investigar possíveis irregularidades na geração de energia da empresa Amazonas Energia. Depois de 40 dias suspensa por força de uma liminar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no último dia 11, o desembargador Paulo Lima do TJAM derrubou a liminar que impedia as atividades da Comissão.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

RR: Polícia Federal apreende mais de R$1 milhão em abordagens

Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Federal em Roraima (PF/RR) confirmou as informações das duas abordagens realizadas que resultou na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!