abril 19, 2025 01:34

Em nova estratégia ‘Denarista’, vereadora de BV recebe ‘comando’ para desarquivar CPI do Lixo

Roraima – Às vésperas das eleições, vereadores ligados ao governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), receberam a missão de atacar a gestão municipal de Boa Vista na tentativa de prejudicar a imagem da ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, adversária de Denarium na disputa pelo Governo. Teresa lidera pesquisas de intenções de votos.

Na sessão dessa quarta-feira, 20, a vereadora Aline Rezende usou a tribuna para tornar público que vai pedir o desarquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada sob a justificativa de investigar contratos da Limpeza Pública de Boa Vista, conhecida como CPI do Lixo.

A parlamentar, ligada ao governador Denarium, alega que a forma que a Comissão foi arquivada é estranha. Ela garante que com a documentação, que solicitou ao presidente da Casa Legislativa, Genilson Costa (SD), será possível analisar com mais detalhe tudo sobre o processo e buscar embasamento para formalizar o pedido de reabertura da CPI.

A CPI foi arquivada, por unanimidade, em maio deste ano. A votação ocorreu após a vereadora Tuti Lopes (PL) entrar com um requerimento na Casa Legislativa. No documento, Lopes destaca que o prazo da CPI encerrou no dia 17 de junho de 2021, não sendo prorrogado. Desta forma, a CPI não poderia ser retomada.

Politicagem 

Para um grupo de vereadores, o ato é uma clara estratégia do governador para tentar tumultuar o período que antecede às eleições e manchar a imagem da ex-prefeita. “Está claro que o objetivo é atacar o Executivo para respingar na Teresa (ex-prefeita). É uma manobra com certeza. Deram esse comando à ela (Aline Rezende)”, comentou um vereador, que se declara apoiador do governo Denarium, mas que garante repudiar a ‘politicagem’.

Jogo sujo 

Outro vereador, que pediu para não ser identificado temendo um ‘clima’ ruim na Casa Legislativa, disse que é vergonhosa a forma como o governador interfere na tomada de decisões na Casa Legislativa.

“Aqui é a Câmara, não tinha que ter comando do governador, a Casa deveria ser independente, mas está sendo usada como manobra contra o grupo adversário do governador. É lamentável”, desabafou.

Outro parlamentar questionou os motivos da vereadora não ter se posicionado sobre a CPI antes. “Ela atuou para tentar barrar o arquivamento? Não! Ela já está no terceiro mandato. Então, quais os motivos dela não ter pedido por uma CPI antes? Só agora? Só agora que está do lado do governador? Não está clara de fato a intenção da colega”, disse.

‘Analisando’ 

Por meio de nota, a vereadora Aline Rezende se limitou a dizer que está analisando os autos do processo e só vai se pronunciar posteriormente.

Silêncio 

O Poder também entrou em contato com o Governo de Roraima para questionar sobre as novas denúncias da tentativa de influenciar os atos da Câmara Municipal de Boa Vista, mas até a publicação da matéria não obteve respostas.

 

Da redação O Poder 

Foto: Divulgação/montagem

 

 

Últimas Notícias

RR: Justiça concede prisão domiciliar para Telmário

A Justiça de Roraima concedeu uma liminar autorizando a prisão domiciliar por 60 dias ao ex-senador Telmário Mota, preso...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!