janeiro 13, 2026 15:12

Prefeitura de Itacoatiara tem 60 dias para regularizar Portal da Transparência, determina TCE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) concedeu ao prefeito de Itacoatiara (a 268 quilômetros de Manaus), Mário Abrahim (PSC), um prazo de 60 dias para regularizar e atualizar o Portal da Transparência do município. O processo nº 12.741/2022 foi apreciado nesta terça-feira, 13, pelo Tribunal Pleno da Corte de Contas. 

O TCE julgou procedente a Representação interposta pelo vereador de Itacoatiara Arnoud Lucas (PV), em maio, sobre possíveis irregularidades no Portal da Transparência do município. A Corte de Contas comprovou que a Prefeitura de Itacoatiara não atende às determinações da Lei de Acesso à Informação, em especial quanto aos requisitos mínimos de regularidade do Portal da Transparência do município, não permitindo o acompanhamento dos dados da gestão municipal.

O conselheiro-relator Josué Neto identificou que a prefeitura não dispõe de portal no endereço eletrônico https://transparenciamunicipalaam.org.br/prefeituras. Todavia, o órgão possui um site próprio (http://transparencia.prefeituradeitacoatiara.com.br/Transparencia). 

“Constatou-se que o sítio eletrônico carece de informações essenciais ao integral adimplemento da legislação referente ao acesso à informação, tais como a ausência de dados dos servidores públicos municipais, dos relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal, do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual”, escreve o conselheiro. 

Conforme o documento, em levantamento feito entre 16 de fevereiro de 2021 até 26 de fevereiro do mesmo ano, constatou-se que a prefeitura tinha um “índice crítico” em não divulgação de informações públicas. Além disso, o Conselheiro informa que Mário Abrahim permaneceu silente acerca dos fatos alegados. A Representação foi apensada no processo de prestação de contas anual do prefeito. 

“Por oportuno, determino o apensamento desta Representação ao processo de prestação de contas anual da Prefeitura Municipal de Itacoatiara, referente ao exercício de 2022, para que a comissão de inspeção acompanhe o cumprimento desta Decisão, uma vez que a permanência da impropriedade poderá ensejar na emissão de parecer prévio pela desaprovação das contas”, explica o conselheiro Josué Neto. 

Agora, a Prefeitura de Itacoatiara tem 60 dias para regularizar e atualizar o Portal da Transparência que deve atender integralmente à Lei nº 12.527/2011, à Lei Complementar nº 101/2002 e à Lei Complementar nº 131/2009. Em caso de descumprimento, uma multa pode ser aplicada a Mário Abrahim.  

A íntegra da decisão está aqui

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!