O superintendente interino da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Marcelo Souza Pereira, começou a adotar as medidas de reorganização do quadro administrativo da Suframa, cedendo dois servidores para atuar na Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que tem como titular Pauderney Avelino, ex-deputado federal e presidente do União Brasil.
É o caso do servidor, Gustavo Adolfo Igrejas Filgueiras, pertencente ao quadro de servidores da autarquia e que vai exercer o cargo comissionado de secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Já o servidor Sidnei Nunes Magalhães, que também faz parte do quadro funcional da Suframa, vai ser cedido para exercer o cargo comissionado de Chefe de Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior da Sedecti.
A decisão de ceder os dois servidores pelo superintendente interino foi publicado na Portaria de Pessoal Suframa nº 91, de 27 de fevereiro de 2023.
Tentativa de assumir a Suframa
O servidor da Suframa Gustavo Igrejas, que também já atuou na Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef) na gestão de David Almeida (Avante), tentou abocanhar o cargo mais alto da autarquia.
Durante o período em que a Suframa ficou sem superintendente, logo após a saída do general Algasir Polsin nomeado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em dezembro passado, Igrejas tentou viabilizar seu nome nos bastidores para assumir o cargo de Polsin mas, o servidor não obteve êxito.
Já Sidnei Nunes, que sempre foi próximo a Gustavo Igrejas, segue os passos do técnico e vai continuar ajudando o colega agora na Sedecti.
A pasta estadual é vista como destaque na atual gestão estadual pela expertise de Pauderney no trato com as questões econômicas que envolvem a Zona Franca de Manaus, uma das principais pautas defendidas por ele enquanto exercia mandato no Congresso Nacional.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder