abril 29, 2025 07:52

TRE-AM inclui Republicanos no Serasajud e proíbe recebimento de novos fundos partidários

Em cumprimento de sentença, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) incluiu o Republicanos no Serasajud. Além disso, a sigla não pode receber novos fundos partidários.

Ainda conforme determinação do relator do processo, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, o Republicanos tem 15 dias para indicar quais são e onde estão os bens sujeitos à penhora e os respectivos valores, sob pena de praticar ato atentatório à dignidade da Justiça. A multa pode ser de 20% do valor atualizado do débito em execução.

Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas multou o Republicanos por não pagamento de R$ 44.333,38, referentes ao Fundo Partidário. De acordo com o Tribunal, a medida trata-se da prestação de contas partidárias do exercício financeiro de 2015, apresentada pela sigla, que foi julgada parcialmente desaprovada e, portanto, determinando o ressarcimento ao erário.

Em agosto do ano passado, o TRE-AM confirmou a perda do direito do Republicanos no Amazonas de receber as quotas do Fundo Partidário, por omissão da prestação de contas relativas ao pleito de 2018. A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TRE-AM.

À época, o presidente estadual do Republicanos, deputado federal Silas Câmara, afirmou que a situação do partido estava regularizada se referindo ao Fundo Eleitoral, que garante recursos para os candidatos que disputariam a eleição em 2022. A medida do TRE-AM era referente ao Fundo Partidário.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!