Roraima – O Governo de Roraima cancelou o processo licitatório para a contratação de uma empresa para gerencial o Hospital Geral de Roraima por R$ 430 milhões. A revogação foi assinada pela secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, na última quinta-feira, 27, e ocorre após recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O TCE designou três auditores de controle externo para analisar e acompanhar o chamamento Público, que identificaram uma série de irregularidades, além do valor elevado do contrato.
Terceirização do HGR
O Tribunal de Contas do Estado iniciou a auditoria do chamamento público em março deste ano e enviou a recomendação em abril. A investigação ocorreu após diversas denúncias na imprensa local sobre a terceirização do gerenciamento da maior unidade de Saúde do Estado.
O processo de chamamento teve início no final do ano passado com valor estimado em R$ 331,3 milhões. No entanto, após indícios de irregularidades nos trâmites, a titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Cecília Lorezon, suspendeu o certame e emitiu nova minuta de contrato com valor atualizado, ou seja, R$ 430 milhões, um acréscimo de 32,8%.
A proposta previa a destinação do valor milionário à empresa que ficaria responsável pelo pagamento de pessoal, insumos, despesas bancárias, serviços terceirizados, manutenção e gestão administrativa da unidade de saúde.
Foto: Divulgação