Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) consideram positiva a 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que aconteceu de 8 a 10 no Ceará, e na troca de experiências com parlamentares de todo o Brasil. Este ano, o evento foi realizado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Foram abordados temas relevantes como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente, protagonismo das casas Legislativas e as prerrogativas parlamentares, além de questões como comunicação digital e inteligência artificial na atividade parlamentar.
Entre os deputados que representaram a Aleam no evento, Adjunto Afonso (União Brasil), destacou os temas debatidos relacionados as prerrogativas parlamentares, que foi abordado durante a conferência e as necessidades que os deputados estaduais têm de garantir esses direitos.
“Foi entendido que a gente vai agora a a partir desta conferência vai buscar lá na Câmara Federal e no Congresso Nacional as nossas prerrogativas. Eu vejo que esse é o principal assinto tratado e interessa a todos nós”, destacou.
Já o deputado Sinésio Campos (PT) afirmou a importância do evento e os benefícios para os estados da Amazônia. De acordo com Sinésio a conferência é a oportunidade de trocar experiências e expor a realidade das populações Amazônidas para o Brasil.
“Conhecemos muito bem a importância da Unale, mas sobre tudo, o olhar que tem ser feito dos estados federativos e o olhar diferenciado para a Amazônia”, disse.
Sobre a participação dos deputados do Amazonas, João Luiz (Republicanos), considerou necessária para que houvesse uma colaboração por intermédio dos parlamentares que integram a diretoria da Unale.
“Tenho a certeza que essa participação é de suma importância e é o Amazonas colaborando com o Brasil”, destacou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação