fevereiro 20, 2026 21:08

Cidadão amazonense, Ricardo Lewandowski é o mais cotado para assumir Ministério da Justiça

Tudo indica que Lula deve bater o martelo no nome do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, com quem tem tido encontros recorrentes desde novembro, para a vaga no Ministério da Justiça. Lula já teria confidenciado a pessoas próximas que o ex-ministro, que deixou a corte em abril de 2023 aos 75 anos, é seu favorito para o cargo.

O presidente vê Lewandowski com um perfil parecido com o de Márcio Thomaz Bastos, que foi ministro da Justiça em seu primeiro mandato – e nos três meses do segundo -, para levar adiante a missão de conciliar e pacificar o país. Assim como Thomaz Bastos, que morreu em 2014, Lewandowski teria um bom trânsito entre as diversas instituições e é respeito até mesmo dos opositores no Congresso Nacional, onde Lula enfrenta maiores dificuldades de conciliação.

A formalização do convite deve ser feita nos próximos dias. Há possibilidade, inclusive, que Lewandowski seja anunciado ministro na saída de Flávio Dino, ainda nesta semana.

No evento deste 8 de janeiro, Lewandowski teria, inclusive, brincado com um de seus concorrentes ao cargo. “Se eu for convidado, seremos irmãos siameses”, disse o ex-ministro do STF ao AGU Jorge Messias.

Título

Em 2019, Ricardo Lewandowski recebeu o título de Cidadão do Amazonas, concedido pela a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no Plenário Ruy Araújo. A proposta foi feita pelo então presidente da Casa Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), e aprovada pelos demais parlamentares.

Após receber o título, Lewandowski agradeceu e exaltou um grande potencial que o Amazonas tem com a Zona Franca de Manaus (ZFM), importante não apenas para o Brasil, mas para o mundo.

 

 

Com informações de agências

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!