novembro 16, 2024 03:29

Cidades do rio Negro tiveram mais abstenções no primeiro turno

Municípios amazonenses localizados na calha do rio Negro registraram alto índice de abstenção no primeiro turno das eleições municiais, realizado no último domingo, 6. Os números de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão acima de 20%

Três cidades registraram falta de mais de 21% dos eleitores. São Gabriel teve 23,79% de abstenção, seguida por Barcelos, que registrou 23,05% de faltosos, e por Santa Isabel do Rio Negro, onde 21,75% dos eleitores não votaram.

Embora o índice de abstenção seja considerado elevado, alguns dos municípios da calha do rio Negro tiveram uma eleição bem disputada. Ou seja, o número de faltosos no pleito também pode ter contribuído para o resultado final.

Presidente Figueiredo teve uma disputa acirrada entre os candidatos. No município, 20,25% dos eleitores deixaram de votar.

Eirunepé foi outro município com decisão voto a voto. A abstenção na cidade nas eleições deste ano foi de 20,12%.

Em Parintins, o cenário não foi diferente. Os principais candidatos foram bem votados, mas a abstenção na ilha foi de 20,10%.

Manaus também teve alta abstenção

Em Manaus, o índice de faltosos também foi considerado alto, tanto que ultrapassa a margem alcançada pelo segundo classificado para a próxima fase do pleito para a prefeitura, Alberto Neto (PL), que teve, aproximadamente, 275 mil votos. A capital amazonense registrou um total de 19,37% de abstenção, com mais de 280 mil eleitores que deixaram de votar.

Comparando o primeiro turno de 2020 com o de 2024, houve um aumento de 15% no número de abstenções entre os eleitores.

 

 

Da Redação

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

Nova ‘rota da seda’ será importante para ZFM

As imponentes silhuetas dos guindastes do novo megaporto de Chancay, no norte de Lima, refletem a magnitude da infraestrutura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!