Os portos do São Raimundo e da Manaus Moderna já estão entre as prioridades de construção do governo federal. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 27.
De acordo com o documento, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou aberto o crédito suplementar no valor de R$ 706.666.802,00 para reforço das demandas dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social. Os recursos decorrem de anulação de dotações orçamentárias.
Audiência pública
Em junho deste ano, foi feita uma audiência pública para contratação de empresas interessadas em executar os serviços de elaboração dos projetos básico/executivo e a construção do porto de Manaus Moderna. A construção representa um importante marco na modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas da região.
O objetivo é estabelecer um terminal portuário público moderno e eficiente, com uso misto. A iniciativa foi embasada em critérios técnicos, econômicos e socioambientais que resultará em melhorias significativas, proporcionando um ambiente projetado para orientar pedestres, transportadores e veículos de maneira organizada e segura.
Reivindicações feitas a Lula
Em reunião com o presidente Lula, o senador Omar Aziz tratou de questões relacionadas ao porto da Manaus Moderna. O encontro, ocorrido em junho deste ano, tratou da seca na Amazônia e de estratégias para impulsionar a economia local.
Da Redação