fevereiro 22, 2025 18:52

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis pontos de Manaus para coibir uso de crianças pedindo dinheiro em semáforos. O balanço foi divulgado pelo titular da Semasc, Saullo Vianna.

A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), conselheiros tutelares e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) também participaram da ação que resultou no resgate de 13 crianças. Elas foram encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica). Alguns responsáveis foram levados à Depca para responder pelas infrações cometidas.

Segundo Saullo Vianna, a situação tem se agravado na capital amazonense.

“Em algumas abordagens foram identificados adultos, homens e mulheres, que estavam com crianças que nem eram seus filhos, ou seja, isso é um mercado. Pegam crianças para trazer aos semáforos e sensibilizar as pessoas a doarem dinheiro, não podemos permitir. Vamos cada vez mais intensificar as ações na Semasc para reduzir esses casos”, destacou o titular da Semasc.

Um caso que chamou a atenção durante a ação envolveu um homem que, ao perceber a chegada da equipe de abordagem, fugiu levando uma criança. As investigações apontaram que ele possui um mandado de prisão em aberto e a polícia já está realizando buscas para localizá-lo.

Vianna também adiantou que a secretaria vai expandir essas operações para outras áreas da cidade. “Iremos realizar o mesmo tipo de abordagem com pessoas em situação de rua no Centro de Manaus”, afirmou.

O secretário reforçou que o município oferece serviços de acolhimento e apoio para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Desembargador Elci Simões e juiz Jean Pimentel têm gabinetes lacrados e materiais recolhidos pela PF por decisão de Mauro Campbell

Medidas rigorosas executadas pela Polícia Federal, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), marcam o afastamento do juiz...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!