maio 15, 2025 14:01

Presidente do INSS diz que haverá busca por fraudes e pede ‘calma’ aos aposentados

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller, disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará buscas ativas por pessoas afetadas pelos descontos indevidos em benefícios previdenciários em todas as “comunidades” do Brasil. Ele pediu que os cidadãos “tenham calma”.

“A gente vai fazer uma campanha de busca ativa pelas pessoas. Não deixando ninguém à margem. Então, o 1º recado: tenham calma”, declarou Waller em entrevista a jornalistas em Brasília.

Uma investigação da Polícia Federal mostrou em abril que associações e sindicatos conseguiram cerca de R$ 6,5 bilhões por meio de um esquema de retenção indevida de 2019 a 2024.

Segundo o presidente do INSS, o governo vai buscar os aposentados que tiveram os benefícios desviados, mas não conseguiram informar por meio dos canais oficiais para sinalização –o aplicativo Meu INSS e o telefone 135.

Os brasileiros entram em contato com o INSS sobre os descontos há mais de 3 anos. O Poder360 mostrou que as reclamações ao instituto explodiram desde 2022, quando as fraudes se intensificaram. O órgão também recebeu relatos dos descontos via Lei de Acesso durante o período.

A fala pedindo “calma” pode pegar mal para a administração petista. As buscas no Google, por exemplo, já associam a crise do INSS a Lula.

“Todo mundo começou uma correria para poder acessar aplicativos e 135, mas não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos, se tiverem pagamento ou desconto indevido”, disse Waller.

O presidente do INSS compartilhou alguns dados sobre o acesso dos beneficiários aos meios de contato:

  • Meu INSS – 89,5 milhões de acessos por mês, em média;
  • canal 135 – 6,9 milhões;
  • agências presenciais – 2,1 milhões

Ainda não há um calendário efetivo para o processo de ressarcimento das fraudes. Há dúvidas dentro do governo de como isso será feito para compensar a perda potencial de R$ 6,5 bilhões.

 

 

Com informações do Poder 360

Últimas Notícias

STF condena Zambelli a 10 anos de prisão

A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou por unanimidade a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!