O município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) vai ser a sede do Seminário Nacional para debater a prevenção ao suicídio e ao uso de de drogas realizado este mês pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
O anúncio do tema do 3º Seminário Nacional “Prevenção é a Solução” para prevenir o suicídio e o uso de drogas foi feito pelo presidente da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale, deputado João Luiz (União Brasil). As edições anteriores foram realizadas em Roraima e Rio Grande do Sul.
“Será o dia inteiro de debates onde o Exército está sendo convidado, a prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e outros entes como a Sejusc, Secretaria de Empreendedorismo e vários setores vão fazer parte deste 3º Seminário Nacional”, afirmou.
A data do evento ainda não foi divulgada pela Aleam que deve contar com a participação de Assembleias Legislativas de todo o Brasil.
Alto índice de suicídio
Em 2014, o Mapa da Violência elaborado pela Secretaria-Geral da Presidência, cujo título é “Os Jovens do Brasil”, colocou São Gabriel como a cidade com maior taxa de suicídios por 100 mil habitantes no país. Através da análise de dados fornecidos pelo Ministério da Saúde até o ano de 2012, o relatório concluiu que a taxa de suicídios aumentou no Brasil de 2002 a 2012, chegando a ser três vezes maior do que a taxa de crescimento da população brasileira no mesmo período. O documento também classificou como preocupante o significativo aumento de suicídios na região Norte, onde houve um crescimento de 77,7% nesse período.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução