novembro 16, 2024 08:30

‘Eu não serei uma vice figurativa’, diz Conceição Sampaio ao Portal O Poder

O Portal O Poder inicia nesta segunda-feira, 2, uma série de entrevistas ping-pong com os 11 candidatos a vice-prefeito de Manaus, que disputam a eleição municipal deste ano. As entrevistas serão publicadas diariamente até o dia 12 deste mês, quando faltar três dias para a eleição em primeiro turno.

A candidata a vice-prefeita a estrear a série é a ex-secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Conceição Sampaio (PSDB), que disputa na chapa encabeçada pelo candidato Alfredo Nascimento (PL).

Aos 54 anos de idade, a comunicadora é natural da cidade de Alenquer, no Estado do Pará, mas construiu sua vida e carreira no Amazonas. Já foi vereadora, deputada estadual e deputada federal, além de atuar na gestão de Arthur Neto (PSDB), como secretária da Mulher.

Na entrevista, Conceição falou sobre a responsabilidade de quem ocupa este cargo e das ações que deverão ser implementadas, caso tenha êxito na disputa eleitoral deste ano.

Confira a entrevista:

 

O PODER: Como vai ser sua contribuição como vice-prefeita?

Conceição Sampaio: A minha contribuição será de alguém extremamente presente em todas as ações compartilhando as decisões que devem ser tomadas e principalmente ouvindo a população. O vice-prefeito exerce um papel muito importante. Eu não serei uma vice figurativa. Eu estarei ao lado do Alfredo trabalhando e fazendo gestão para a cidade de Manaus.

O PODER: A senhora sabe e tem consciência da função de um vice-prefeito?

Conceição Sampaio: Muitas vezes quando você vai escolher um candidato, não percebe quem está ao lado. É muito importante que as pessoas percebam quem está ao lado, pois na hora que votam no prefeito, no majoritário, também está votando no vice. O vice-prefeito não é só importante quando precisa substituir o titular, mas nas decisões também. E meu papel será nesse foco, de contribuir nas decisões e trazer, para dentro da gestão, a experiência que acumulei no Parlamento. Possibilitando, ainda, o conhecimento que adquiri como secretária municipal. Alfredo e eu vamos implementar gestão que vai ouvir a população, inserido nas nossas decisões aquilo que, de fato, vai impactar de forma positiva a vida das pessoas.

Conceição Sampaio tem 54 anos e larga experiência nos Parlamentos municipal, estadual e federal

O PODER: Quais propostas contribuiu ou vai contribuir para a gestão municipal?

Conceição Sampaio: O vice-prefeito tem um papel extremamente importante e, às vezes, a gente não tem o cuidado de avaliar essa figura. Alfredo e eu estamos ouvindo as pessoas. A casinha de saúde, por exemplo, é algo que traz um impacto muito positivo pra vida da população. Quando prefeito, o Alfredo trouxe o programa Saúde da Família. Lá atrás, os médicos visitavam as casas das pessoas. Isso também trazia geração de renda, porque sete pessoas daquela comunidade acabavam sendo empregadas na prefeitura como agentes comunitários de saúde. Vale ressaltar que quando estive na Câmara Federal trabalhei muito nessa direção. Havia duas portarias do governo federal propondo acabar com essa atividade no Brasil. Mais de 200 mil pessoas seriam prejudicadas e foi com meu trabalho também, apoiado pela Comissão de Seguridade da Câmara, que conseguimos derrubar e manter a atividade de agente comunitário de saúde no Brasil. Certamente, Alfredo terá em mim uma aliada permanente. Eu sou uma pessoa de ponte e não de muros. Sou de diálogos.

O PODER: Uma vez eleita vice-prefeita, a senhora planeja disputar as eleições de 2022 para deputada federal, por exemplo, ou deve permanecer no cargo de vice até o fim do mandato?

Conceição Sampaio: Eu fui vereadora, deputada estadual por dois mandatos, deputada federal e fui secretária municipal. Eu sou de cumprir missão. Missão dada é missão cumprida. Certamente se a população da cidade de Manaus apontar nesta direção de Alfredo e Conceição como novos gestores da cidade, a missão que será me dada será cumprida até o fim.

O PODER: Na sua avaliação, qual seria a dificuldade de uma vice-prefeita em uma cidade como Manaus?

Conceição Sampaio: Nós temos desafios, mas eu sou uma pessoa talhada para desafios. Tive, no ano de 2016, um dos grandes desafios da minha vida que foi presidir a segunda maior comissão de Câmara dos Deputados: a Comissão de Seguridade e Família. Sei que o ano de 2021 será muito desafiador. Nosso trabalho será melhorar cada vez mais a saúde e melhorar a geração de renda para o nosso povo, possibilitando uma melhor qualidade de vida pra nossa população. Então, cumprir missão é algo que sempre tive como meta na minha vida.

O PODER: A senhora já foi vereadora, deputada estadual e deputada federal. Politicamente falando, tem outro sonho de cargo que almeja ocupar na vida pública?

Conceição Sampaio: Eu sou uma pessoa que vive o momento. Eu vivo um dia de cada vez. Se a população da cidade tomar a decisão e escolher Alfredo e Conceição para sermos os novos gestores da cidade de Manaus, nós vamos viver e executar todos os nossos compromissos assumidos agora nesse período de campanha. Eu gosto muito de usar a palavra compromisso, e não proposta. Porque às vezes a gente vê propostas tão sem fundamento, mas que acabam agradando. A gente percebe que aquilo não será executado. É uma proposta bonita, copiada, mas que não terá como ser implementada. Todas as propostas trazidas por Alfredo e Conceição são compromissos, que nós temos como realizar. A volta da casinha da saúde, por exemplo. O médico visitando a casa das pessoas, levando a medicação que é necessária. Se a gente olhar a nossa juventude, que precisa cada vez mais ter espaços de melhoria para sua própria vida. Melhoria assumida por nós, Alfredo e Conceição, na sua capacitação. Então, dentro de todos os programas que foram apresentados, um vai atender exatamente isso: dar auxílio para que o nosso jovem se capacite, para que ele possa conseguir o seu primeiro emprego. É nessa direção que nós vamos sempre continuar avançando. De fato, eu passei pelos cargos do Parlamento – fui vereadora, deputada estadual, deputada federal – e recentemente também no Executivo. E agora, se a população assim tomar a decisão, eu serei vice-prefeita da cidade de Manaus.

O PODER: Na Câmara Municipal, assim como na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados a senhora defendeu bandeiras direcionadas para mulheres. Uma vez eleita vice-prefeita, quais as propostas voltadas para este público em Manaus?

Conceição Sampaio: Nós temos muita coisa para fazer ainda. Muita coisa já foi feita na gestão do prefeito Arthur e muito ainda vamos ter que fazer. Uma é na saúde pública, por exemplo. Nós temos muitas mulheres que acabam perdendo a vida em função do câncer de colo de útero. Essa é uma realidade que nós queremos muito aqui ajudar a fazer o seu tratamento, trazendo para o município de Manaus dois serviços que são importantes e necessários e que tratam exatamente do câncer de colo de útero, que mata muitas mulheres no nosso Estado. E outro é do câncer de mama, que é o rastreamento do câncer de mama. No câncer de colo de útero, a gente trabalha a prevenção. No de mama, somente com um diagnóstico precoce. Nós vamos garantir que esses serviços sejam prestados para as nossas mulheres. Uma outra grande atividade será a Escola do Empoderamento da cidade de Manaus. Essa escola traz laboratórios para que você possa capacitar as nossas mulheres e, a partir dali, elas tenham um meio de gerar renda e renda rápida, renda digna para a sua família. Importante também lembrar que nós temos 40% dos lares do Amazonas, e boa parte desse percentual é em Manaus, onde as mulheres criam sozinhas os seus filhos, são elas as provedoras de duas casas. Nós vamos ajudar a cuidar melhor dessas mulheres, a cuidar melhor dessas crianças. Possibilitando a essas crianças a creche. Nós temos, hoje, 22 creches. Arthur pegou a cidade de Manaus apenas com uma creche e esse número representa hoje 22 creches, ou seja, nós tivemos um aumento muito grande. Mas esse aumento ainda não é suficiente diante de uma cidade com mais de dois milhões de pessoas. Nós vamos aumentar esse número de creches, nós vamos trazer e assegurar o fortalecimento de programas sociais como o Família Acolhedora, onde essas crianças poderão também ter esse atendimento. E aí eu estou falando de crianças em situação de vulnerabilidade social mais extrema, onde o vínculo familiar foi quebrado. Acho que isso é importante a gente fazer o destaque. Além disso, para as nossas mulheres, nós vamos implementar o “Chame”, que é o Centro Humanitário de Atenção à Mulher. Nós vamos possibilitar que essa mulher, em um único espaço, em um único local, tenha equipes multidisciplinares dando todo o acompanhamento na área da saúde, na área psicológica e na área da assistência.

O PODER: Hoje, qual a figura do prefeito de Manaus Arthur Neto para a senhora?

Conceição Sampaio: O prefeito Arthur é uma liderança muito forte desse Brasil. Além de todo o reconhecimento em mais de 40 anos de vida pública, é só olhar os indicadores do município de Manaus em 2012 e os indicadores do município de Manaus em 2020. Por exemplo, quando o prefeito Arthur Neto recebeu a cidade de Manaus, no Índice de Educação Básica, nós éramos a 23ª cidade do Brasil. Hoje, nós somos a 9ª do 1° ao 5° ano e somos a 10ª do 6° ao 9° ano. Quando você fala dessa mudança no índice, você tá falando de professores que foram melhor capacitados, você tá falando, na cidade de Manaus, as datas-bases dos nossos servidores são sempre respeitadas, você tá falando que a evasão escolar diminuiu muito. O prefeito tinha, quando assumiu a cidade, uma evasão, crianças que não permaneciam na sala de aula. Nós tínhamos quase 8 mil crianças que por algum motivo se afastavam da sala de aula. Hoje nós temos pouquinho mais de 1.200 crianças que ainda fazem a evasão escolar. Nós diminuímos 80% dessa evasão escolar. Alfredo e eu vamos zerar a evasão certamente.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Fotos: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Reeleição de Soldado Sampaio acentua enfraquecimento de Denarium

O deputado Soldado Sampaio (Republicanos) foi reeleito como presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE–RR) na última quinta-feira, 14....

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!