novembro 21, 2024 18:48

UEA vai sediar pela primeira vez no Amazonas o SBGames 2024

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vai sediar pela primeira vez em Manaus, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). O SBGames 2024 que é o principal evento de jogos eletrônicos no Brasil, será realizado entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul da cidade.

A 23ª edição do principal evento nacional do segmento é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Maior encontro acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, o simpósio terá quatro eventos em um único espaço, tornando Manaus a capital nacional dos games. As inscrições estão abertas no site sbgames.org/sbgames2024

O reitor da UEA, André Zogahib, explica que é uma grande honra para UEA sediar e organizar o evento. Ele ressalta, ainda, que a universidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de jogos na região Norte.

“A nossa Escola de Tecnologia conta com professores extremamente capacitados e que atuam com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções. Os jogos eletrônicos estão dentro deste escopo e fazem parte de um mercado em ascensão. Por meio das iniciativas de nossos pesquisadores, a UEA contribui significativamente para o fortalecimento da economia da nossa região”, comentou.

Há duas décadas, o simpósio reúne professores, pesquisadores, estudantes, empresários do setor e o público em geral para conhecer os games feitos no Brasil, incentivar a formação de novos profissionais e discutir as perspectivas do mercado que gerou US$ 183,9 bilhões globalmente em 2023, segundo relatório da consultoria Newzoo.

O diretor da EST/UEA, Jucimar Maia Júnior, afirma que o evento vai trazer os maiores pensadores do Brasil e do mundo na área de games para Manaus, o que ajudará a apresentar as possibilidades de um mercado promissor para milhares de jovens amazonenses.

“O desenvolvedor de jogos é a profissão do futuro. Na EST/UEA, também formamos capital humano especializado em jogos. Temos orgulho de dizer que, aqui em Manaus, em praticamente 90% de todas as startups que envolvem jogos eletrônicos tem alguém da universidade lá, tem nosso DNA.”, ressaltou.

Hoje, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial, responsável por movimentar cerca de US$ 12 bilhões ao ano. Em 2023, o setor cresceu 3,2% em termos de quantidade de desenvolvedores. São mais de 1 mil estúdios abertos no país, sendo nove no Amazonas.

Programação

O SBGames é dividido em seis categorias, chamadas de trilhas científicas: Arte & Design, Computing, Cultura, Educação, Indústria e Saúde. Além disso, haverá dez principais atividades, dentre as quais: palestras, apresentação de livros, festivais de artes e de jogos, fórum de ensino de jogos digitais e de esportes eletrônicos, e tutorias.

Simultaneamente ao SBGames 2024, outras duas conferências e um simpósio da SBC ocorrerão na EST/UEA: 37th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2024); 26th Virtual and Augmented Reality Symposium (SVR 2024); e 23rd International Federation for Information Processing – International Conference on Entertainment Computing (IFIP-ICEC).

Com edições já realizadas desde 2004 em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, o SBGames recebe participantes de todo o Brasil e também de países como Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Argentina, Uruguai e Peru.

Realização

Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.

O simpósio conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam); Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Coca-Cola Brasil.

Com informações da UEA

Fotos: divulgação/UEA

 

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!