abril 17, 2025 12:24

A 11 dias da eleição, Thomé Neto lidera corrida para Prefeitura de Autazes, diz Pontual

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral para a Prefeitura de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus) e coletou intenções de votos para os candidatos Thomé Neto (PP), Wanderlan Sampaio (União Brasil) e Luiz Carlos (PL). Entre os dias 18 e 20 de setembro, foram realizadas 380 entrevistas presenciais, alcançando margem de erro de 5%, com intervalo de confiança 95%.

A pesquisa eleitoral está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-04707/2024, obedecendo assim à legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas. No CONRE-7, o registro da Pontual Pesquisas é 8260 e o da estatística, prof. M.Sc. Alice Assis é 9079. O diretor-executivo do instituto é o prof. M.Sc. Eric Barbosa. 

Thomé Neto lidera com folga corrida para Prefeitura  

Thomé Neto lidera as intenções de votos com 55,0% no cenário estimulado. Seguido de Wanderlan Sampaio com 40,5% e Luiz Carlos com 1,1%. Os entrevistados que não souberam opinar/indecisos totalizam 2,1% e os que votam branco/nulo são 1,3%.

O candidato Wanderlan Sampaio enfrenta problemas na Justiça Eleitoral. Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) pediu para o político apresentar as contrarrazões sobre a decisão de inelegibilidade dele, baseando-se na Lei de Ficha Limpa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a inelegibilidade infraconstitucional até 2030 de Wanderlan e ele está irregular no Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, o Ministério Público Eleitoral (MPE) foi contra seu registro de candidatura. 

Os votos dados a Sampaio podem ser desconsiderados pela Justiça Eleitoral caso o Tribunal rejeite o deferimento de candidatura dele. 

Maioria dos eleitores em Autazes já tem voto definido 

A pesquisa Pontual revela que 87,4% dos entrevistados responderam que estão decididos sobre em quem irão votar para a Prefeitura de Autazes, enquanto 10,5% admitem a possibilidade de mudar de voto. Apenas 2,1% dos entrevistados não souberam opinar.

Wanderlan Sampaio é o mais rejeitado   

Segundo o estudo, o candidato mais rejeitado é Wanderlan Sampaio com 37,1%, seguido por Luiz Carlos com 27,4%. O menor índice é de Thomé Neto com 24,7%. No total da amostra, 6,3% dos entrevistados optaram por responder branco/nulo, enquanto 4,5% dos eleitores não souberam opinar sobre qual candidato eles mais rejeitam.

Acesse o relatório completo aqui.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Ilustrações: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

RR: Calote milionário de Denarium deixa 14 mil alunos sem transporte escolar

Empresários do setor de transporte escolar do estado de Roraima expõem um endividamento generalizado por parte do governador Antonio...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!