julho 30, 2025 10:20

Águas de Manaus é alvo de investigação do MP por alta nas contas de água e cobrança de esgoto

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento para investigar a cobrança da taxa de esgoto e o aumento expressivo no consumo de água em diversos imóveis, em Manaus.

A iniciativa foi formalizada pela Portaria nº 0027/2025/52ªPJ, assinada em 12 de junho pelo promotor de Justiça Lincoln Alencar de Queiroz. A investigação se baseia em informações técnicas repassadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), por meio do Relatório Técnico nº 079/2025/DITECS/AGEMAN.

Segundo o documento, a promotoria irá fiscalizar a atuação da concessionária Águas de Manaus S/A nas áreas onde está ocorrendo a expansão da rede de esgoto, com especial atenção à legalidade e à proporcionalidade da cobrança da tarifa de esgotamento sanitário nessas localidades.

Além disso, o MPAM aponta que foi constatado um aumento significativo no valor das contas de água de diversos consumidores. Diante disso, o órgão está acompanhando a realização de visitas técnicas e solicitou que a concessionária promova ações de conscientização sobre o consumo e uso responsável da água junto à população.

Entre as medidas determinadas estão a autuação formal do procedimento, a designação de servidor responsável pelo secretariado do processo e a reiteração de requisições pendentes feitas anteriormente à concessionária.

 

 

Da Redação 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Prisão de Zambelli joga pressão sobre fila de ameaçados de cassação na Câmara

A prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Itália, nessa terça-feira, 29, joga pressão sobre a lista de parlamentares...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!