fevereiro 6, 2026 14:26

MPF investiga suposto desvio de verbas do Fundeb em Uarini

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um Inquérito Civil para apurar suposta apropriação e desvio de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), referentes ao exercício de 2017, repassados à Prefeitura Municipal de Uarini, que estava sob gestão do ex-prefeito, Antonio Uchôa.

A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 15/2025 Ofício/PR/AM , assinada pelo Procurador da República em substituição, Valdir Monteiro Oliveira Junior.

De acordo com o MPF, a instauração do inquérito considera o conteúdo apurado no Procedimento Preparatório nº 1.13.000.000448/2025-86, que apontou indícios de possíveis irregularidades na aplicação dos recursos do FUNDEB, fundo destinado exclusivamente ao financiamento da educação básica e à valorização dos profissionais da educação.

Segundo o MPF, o inquérito civil tem como finalidade aprofundar as investigações, reunir provas e esclarecer se houve, de fato, desvio ou uso indevido dos recursos públicos federais transferidos ao município.

Como providência inicial, o procurador determinou o envio dos expedientes correlatos à Coordenadoria Jurídica (COJUD) para autuação e providências necessárias.

Da Redação
Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!