setembro 9, 2025 19:07

Guedes anuncia acordo para votação da Lei de Falências nesta quarta

O projeto da nova Lei de Recuperação Judicial e Falência irá à votação no Senado amanhã,25, depois de um acordo anunciado no início da tarde pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ele reuniu-se com o relator da proposta, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para dar aval ao acerto.
A proposta manterá o texto aprovado pelos deputados, com eventuais mudanças sendo feitas por emenda de redação, que não alteram o mérito do projeto e evitam o retorno do texto à Câmara.

Um artigo será reescrito para autorizar expressamente a inclusão dos produtores rurais como aptos a requerer recuperação judicial.

O acordo também prevê vetos a alguns pontos, como o que amplia o poder da Receita Federal nos processos de recuperação judicial.

Segundo Pacheco, o texto aprovado pela Câmara autoriza que o Fisco transforme uma recuperação judicial em falência caso a empresa deixe de pagar parcelamentos tributários, como o Refis.

Segundo o ministro Paulo Guedes, a aprovação da nova lei ajudará a recuperação de empresas afetadas pela pandemia de covid-19.

“Nós vamos ter sucesso em transformar essa recuperação cíclica, que hoje é baseada no consumo, numa retomada do crescimento sustentável com base em investimentos”, afirmou Guedes.

“O Congresso é reformista. O Legislativo avança, apesar da pandemia.”

Conteúdo: Agência Brasil 

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Moraes vota para condenar Bolsonaro e outros sete réus por plano de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira, 9, para condenar o ex-presidente Jair...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!