dezembro 21, 2024 22:10

Deputado propõe ao governo incentivar costureiras para a fabricação de máscaras de tecido

A aquisição de máscaras de proteção confeccionadas por costureiras do Amazonas no período da pandemia do novo coronavirus foi proposto pelo deputado Fausto Júnior (MDB) ao governo do Estado para garantir renda às profissionais deste segmento, incentivando as cooperativas e grupos de costureiras em Manaus e no interior. A ideia é distribuir máscaras gratuitamente para a população e contribuir para o controle da pandemia no Amazonas.

Fausto Júnior ainda solicitou ao governo a retomada do projeto “Costurando Esperança, Protegendo Vidas”, que reúne costureiras em vários municípios para confecção de máscaras de proteção.

O projeto foi paralisado pelo governo do Estado, mas deve ser retomado nas próximas semanas.

Projeto incentiva costureiras e ainda confecciona máscaras de tecido para distribuição gratuita à população (Foto: Divulgação)

O deputado afirma que conversou com representantes do setor de corte e costura, que disseram que estão à disposição do governo para confeccionar os materiais de proteção aqui mesmo no Amazonas.

Fausto ressaltou que a maioria das máscaras (reutilizáveis ou descartáveis) usadas aqui são produzida sem outros Estados e países.

“As máscaras que estamos usando são fabricadas fora do Estado. Temos que reverter esse número e ajudar nossas costureiras neste momento de crise. Com a compra da produção local, o governo injetará recursos na economia dos municípios, que enfrentam os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus”, disse.

Fausto citou o exemplo de São Paulo, onde uma parceria entre o governo e a prefeitura da capital permitiu que cooperativas de costureiras fabricassem mais de dois milhões de máscaras que foram distribuídas gratuitamente à população.

Para cada peça confeccionada o governo pagou R$ 2. Foram mobilizadas 700 costureiras, que após o sucesso da fabricação das máscaras, também produziram aventais hospitalares e protetores faciais.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Assembleia aprova orçamento de R$ 8,8 bilhões para 2025

A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovou na última quarta-feira, 18, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê receita...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!