O vereador de Manaus, Rodrigo Guedes (PSC), enviou ofício ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), pedindo a prorrogação do horário de funcionamento de feiras abastecedoras e mercados públicos, entre 4h e 19h.
De acordo com o Decreto Estadual de nº 43.303, fica estabelecido que feiras e mercados públicos, que comercializem produtos in natura, devem respeitar o limite máximo de 50% da capacidade e, estipulou, ainda, um horário de funcionamento de 4h às 10h.
Rodrigo Guedes argumenta, porém, que a medida de estender o horário de funcionamento dos estabelecimentos é extremamente necessária para evitar a aglomeração em feiras e mercados. Além disso, o vereador afirma que esses estabelecimentos são essenciais e que a restrição do horário contribui para a proliferação da Covid-19.
“Não tem sentido o supermercado, que tem potência econômica, poder funcionar em um horário estendido e a feira, que trabalha apenas com gêneros alimentícios, possa funcionar em um horário menor. Por isso pedimos a extensão do horário das feiras e mercados na cidade de Manaus”, afirmou o vereador.
Além disso, Guedes pontua no documento que a extensão do horário deve ocorrer porque os bens comercializados nas feiras e mercados são de alta perecibilidade e demandam maior rotatividade comercial. Para que esses produtos não se percam, causando, dessa forma, prejuízo em toda a cadeia produtiva, o período de funcionamento deve ser estendido.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação