setembro 9, 2025 02:11

COVID-19: Prefeitura de Manaus vacina 8,2 mil pessoas nesta quinta-feira

A Prefeitura de Manaus vacinou nesta quinta-feira, 28, mais 8,2 mil pessoas com as novas remessas de doses da vacina AstraZeneca/Oxford que chegou em Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Conforme a secretaria, as vacinações estão sendo cumpridas de acordo com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

“No momento, estão recebendo a imunização profissionais da rede de saúde atuando no combate à Covid-19, e foi iniciada a vacinação do público idoso”, ressaltou a Semcom.

Grupo 

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta sexta-feira, a vacinação de idosos contra a Covid-19 em Manaus, começando pelo grupo com 80 ou mais anos de idade. Para a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde definiu que o atendimento será feito em postos fixos de vacinação e também pela modalidade drive-thru, visando evitar a formação de filas, aglomerações e riscos à saúde dos idosos.

Para esta etapa da imunização, foi destinada um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicado em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas. O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.

Como, para este último grupo (70-74 anos), o número de doses foi limitado pelo Ministério da Saúde, o critério para vacinação será o da condição física dos usuários. Neste primeiro momento, os idosos entre 70 e 74 anos que poderão receber a vacina serão os acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos. Nestes casos, os idosos precisam apresentar laudo, receituário, atestado médico ou outro documento que ateste a sua condição.

Calendário

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4  de 9 fevereiro, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10 a 15 de fevereiro), será a vez do público entre 70 e 74 anos.

Dentro dessa programação, os idosos contemplados no público-alvo podem buscar a dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, os nascidos em janeiro e fevereiro serão vacinados na sexta-feira; os entre março e abril, no sábado, 30; os entre maio e junho, no domingo, 31; os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira 1; os entre setembro e outubro, na terça, 2 de fevereiro; e os entre novembro e dezembro, na quarta, 3.

Locais

A vacinação acontecerá no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade. Esses locais foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo: Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).

Cadastro

A Semsa está fazendo os ajustes e vai disponibilizar o Sistema Municipal de Vacinação (SMV Covid) para o pré-cadastro dos idosos, como uma estratégia para agilizar o atendimento no dia da vacinação, mas esse procedimento não é obrigatório, ou seja, os idosos que não tiverem sido pré-cadastrados serão vacinados normalmente. Todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação com foto e CPF nos postos de vacinação.

Acamados

No caso dos idosos acamados, eles receberão a imunização em casa. A vacinação desse grupo começa na próxima segunda-feira, 1º. O agendamento vai ser feito pela Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.

Confira, abaixo, o cronograma detalhado da vacinação dos idosos em Manaus:

Cronograma de vacinação

 

1 ª Semana

 

De sexta, dia 29/01 a quarta, dia 03/02

Sexta (29/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Sábado (30/01) – nascidos em março e abril

Domingo (31/01) – nascidos em maio e junho

Segunda (01/02) – nascidos em julho e agosto

Terça (02/02) – nascidos em setembro e outubro

Quarta (03/02) – nascidos em novembro e dezembro

 

2ª Semana

 

De quinta, dia 04/02, a terça, dia 09/02

Quinta (04/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Sexta (05/02) – nascidos em março e abril

Sábado (06/02) – nascidos em maio e junho

Domingo (07/02) – nascidos em julho e agosto

Segunda (08/02) – nascidos em setembro e outubro

Terça (09/02) – nascidos em novembro e dezembro

 

3ª Semana

 

De quarta, dia 10/02 a segunda, 15/02

Quarta (10/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Quinta (11/02) – nascidos em março e abril

Sexta (12/02) – nascidos em maio e junho

Sábado (13/02) – nascidos em julho e agosto

Domingo (14/02) – nascidos em setembro e outubro

Segunda (15/02) – nascidos em novembro e dezembro

 

 

Da Redação O Poder 

Com informações da Semsa

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!