novembro 18, 2024 15:19

ELEIÇÃO: Adail, Bi Garcia e Júnior Leite podem alçar voos mais altos em 2022?

Com grande influência no município de Coari, confirmada nas eleições municipais do ano passado quando foi reeleito prefeito com mais de 22 mil Adail Filho (PP), pode considerar uma candidatura a deputado federal nas eleições do próximo ano.

Adail Filho pode fazer uma “dobradinha” com a irmã, a deputada Mayara Pinheiro, que deve ser candidata à reeleição. No último pleito, a parlamentar surpreendeu e foi eleita com 50.819 votos, ocupando o primeiro lugar no ranking de 2018.

Parintins 

Quem também pode ser candidato a deputado estadual é o atual prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), que conquistou 32.641 votos no último pleito, mas também pode considerar disputar uma das oito vagas na Câmara dos Deputados. Segundo fontes, a medida do gestor é uma estratégia para não ficar sem mandato, já que esta é a sua segunda vez no cargo.

Maués 

Nos bastidores também corre que o prefeito de Maués, Júnior Leite (PSC), que está no seu segundo mandato, deve ser candidato a deputado estadual no pleito de 2022. Ele possui grandes chances de ser eleito, tendo em vista o potencial de votos do município que já elegeu o tio dele, Sidney Leite, para os cargos de deputado estadual e federal.

Procurado, Júnior Leite garantiu que não cogita a possibilidade de se candidatar no próximo pleito e afirmou que seu objetivo é concluir o mandato, deixando o município “em ordem”, principalmente devido à crise sanitária causada pela Covid-19.

Rio Preto da Eva

O prefeito do Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (PP) também pode tentar uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) considerando que está no segundo mandato consecutivo.

Três vagas na Câmara Federal?

Sidney Leite (PSD) pode enfrentar dificuldades para se reeleger por conta de uma possível disputa interna no partido, com a possibilidade de uma candidatura de Ricardo Nicolau, atual deputado estadual. Segundo fontes, Ricardo Nicolau é certo como candidato a federal, nem que para isso precise trocar de partido.

Bosco Saraiva (SD), pode optar por ser candidato a deputado estadual. Bosco foi eleito com 55.477 votos, garantindo a última vaga do Amazonas na Câmara dos Deputados.

Distante da ala bolsonarista e alvo de investigação, o deputado Pablo Oliva (PSL), também deve enfrentar dificuldades para se eleger em 2022 caso decida ser candidato. Em 2018, Pablo foi o mais votado conquistando 151.649 votos.

Cumprir mandato

Por meio de nota nesta quinta-feira, 4, o prefeito Anderson Sousa garantiu que não será candidato a nenhum cargo em 2022. “Anderson Sousa ficará no mandato de prefeito de Rio Preto da Eva, se Deus assim permitir, até o dia 31 de dezembro de 2024, cumprindo o mandato outorgado pelo povo”.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Reprodução  

 

Últimas Notícias

Semed aditiva pela quarta vez contrato de R$ 43,9 milhões para Centro de Operações

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aditivou um contrato de R$ 43,9 milhões com uma empresa de segurança escolar....

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!