janeiro 13, 2026 14:13

Alemanha pede que Trump reveja decisão de retirar EUA do acordo Open Skies

Nesta quinta-feira, 21, a Alemanha pediu aos Estados Unidos que reconsiderem a decisão de se retirar do tratado internacional Open Skies (céus abertos) e solicitou a Rússia a respeitar suas obrigações no acordo.

O ministro alemão do Exterior, Heiko Maas, informou que vai se esforçar para que o governo do presidente Donald Trump reveja sua decisão, destacando que a França, Polônia e Reino Unido repetidamente explicaram aos EUA que as dificuldades de aplicação por Moscou, nos últimos anos, não justificam uma retirada.

Maas ainda informou que o tratado “contribui para a segurança e a paz em quase todo o hemisfério norte” e com a saída americana, ficaria enfraquecido.

Anúncio de saída

Vale ressaltar que Trump anunciou a saída dos EUA do acordo, que permite aos 34 países signatários verificar movimentos militares e a implementação de medidas de controle de armamentos por meio de voos de reconhecimento nos espaços aéreos de todos os signatários.

“Como não o respeitam, nós vamos sair”, afirmou o presidente dos EUA ao acusar a Rússia de violar o tratado.

Este é o 3º acordo internacional do qual Trump decide retirar os EUA, em 2018 houve a saída do tratado sobre o programa nuclear iraniano e o tratado INF sobre os mísseis terrestres de médio alcance, deixado em 2019.

 

 

 

Conteúdo: Poder360

Foto: Agência Lusa/Arquivo/Direitos reservados

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!