O ex-vereador Professor Gedeão Amorim confirmou ao Portal O Poder nesta sexta-feira, 4, que não faz mais parte do MDB, partido do senador Eduardo Braga. A nova sigla partidária de Amorim é o Avante, do prefeito David Almeida, e a filiação será na próxima semana. Fontes consultadas nos bastidores afirmaram que Gedeão pode, no futuro, assumir uma das secretarias municipais, a convite do prefeito.
Gedeão alegou que deixa o MDB por ser amigo pessoal do prefeito de Manaus e porque, na sua avaliação, o novo partido tem mais afinidade com o que ele pretende realizar politicamente no futuro. “Já me desliguei do MDB e estou indo para o Avante por questões de afinidade com o prefeito David Almeida, que é meu amigo, e porque o Avante hoje tem maior identidade com o que eu posso realizar politicamente”, afirmou.
Ao ser questionado pela reportagem se na sua ida para o Avante estaria o objetivo de disputar a eleição de 2022 para deputado estadual ou deputado federal, Gedeão Amorim preferiu ser diplomático.
“Não sei se serei candidato. Eu vou para o partido que certamente vai ter que ser pronunciar sobre o perfil dos seus candidatos. Não há pretensão, nem imposição ou posicionamento nenhum a que eu seja candidato a qualquer coisa”, desconversou.
Em relação a possibilidade de assumir uma das secretarias municipais, entre elas a pasta de Educação (Semed), o ex-parlamentar não confirmou e nem negou.
“Não há nenhuma sinalização quanto à questão de ocupação de cargos no Executivo. Nosso primeiro compromisso e filiar ao partido, depois são entendimentos que poderão acontecer. Não é pretensão minha filiar para ocupar cargos. Eu já ocupei cargos Executivos durante muito tempo e sei que tenho competência pois já demonstrei isso, mas é muito oneroso e não é tão simples”, ressaltou.
MDB confirma
O secretário geral do MDB no Amazonas, Miguel Capobiango, afirmou que há três semanas Gedeão Amorim pediu o seu desligamento do partido do senador Eduardo Braga. Ao ser questionado se a saída de Gedeão poderia ser um provável convite para uma secretaria, Biango afirmou que existe alguma “coisa no ar”, embora ainda não tenha a confirmação.
“Ele pediu a desfiliação há três semanas e está deslumbrando uma oportunidade com o prefeito David Almeida. Se ele está achando que é mais interessante estar com o David, que parece que tem alguma coisa para ele lá, paciência. Eu imagino que deva ter alguma ‘coisa no ar’, mas não tenho como afirmar porque ele não me deixou nada certo. A principio parece que tinha uma sinalização positiva nesse sentido de secretaria, acho que é um caminho interessante”, avaliou Capobiango.
O Portal O Poder entrou em contato via e-mail com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), mas até a publicação da matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins