Roraima – Enfraquecido, o deputado estadual Jalser Ranier (SD) tem realizado reuniões em municípios de Roraima na tentativa de cativar novamente o eleitorado e, em conversas com lideranças mais próximas, garante que o principal objetivo é “destruir” a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) antes mesmo do início da campanha.
Segundo fontes, o político compartilha com aliados um audacioso plano que tem como meta deixar a ex-prefeita inelegível. O deputado assegura que conta com o apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) e, principalmente, do presidente da Casa, Genilson Costa (SD), eleito com a benção de Jalser.
A ideia seria reprovar as contas de Teresa referentes aos anos do último mandato, de 2016 a 2020. A partir daí, se daria início ao processo para deixá-la inelegível. “Vou destruí-la”, promete Jalser nos encontros, segundos fontes.
O parlamentar teria como justificativa para tal “conspiração” a tentativa de impedir que o grupo de Teresa ganhe mais espaço em Roraima, uma vez que o atual prefeito da capital, Arthur Henrique (MDB), é um dos principais aliados dela. Além disso, o presidente do MDB-RR, Romero Jucá, vai tentar voltar ao senado em 2022.
Querida pelo povo
Bem avaliada pelo eleitorado de Boa Vista, Teresa já declarou recentemente em uma rede social a intenção de lançar candidatura ao governo do Estado. A ex-prefeita é considerada o principal nome que pode derrotar o atual governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido).
Inimigos históricos
Jalser Renier e Teresa Surita são rivais políticos de longa data, já protagonizaram vários embates. Em 2018, visivelmente descontrolado, o deputado estadual invadiu o estúdio de uma rádio, onde a ex-prefeita participava de uma entrevista, e disparou ofensas contra ela. O caso é investigado pela Polícia Federal.
No embate mais recente, Jalser amargou mais uma derrota ao não conseguir eleger o principal aliado, Ottaci Nascimento (Solidariedade), como prefeito de Boa Vista na eleição de 2020. Nesta ocasião, apoiado por Teresa, Arthur Henrique ganhou com 85% dos votos válidos. Conforme os bastidores da política, Ottaci articula se afastar de Jalser.
Outro lado
O Poder entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado estadual Jalser Renier para pedir um posicionamento sobre a possível conspiração contra a ex-prefeita, mas não obteve respostas até a publicação da matéria.
Da Redação O Poder
Foto: Montagem