julho 12, 2025 12:56

Estudo revela alta taxa de mortalidade de grávidas por Covid em RR e ‘escancara’ crise na Saúde

Roraima – Um levantamento do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 escancara para todo o País a crise no sistema público de Saúde de Roraima. Segundo o estudo, de 39 grávidas infectadas pelo vírus desde 2020 a 2021, 21 morreram em Roraima.

Diante dos dados, a gestão de Antonio Denarium (PP) ganhou destaque nacional em diversos sites nos últimos dias. Em reportagem do dia 4 deste mês, a Agência Pública mostra a falta de estrutura do sistema de Saúde de Roraima, sobretudo, com poucas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) concentradas em Boa Vista, além de falta de recursos nos munícipios do interior, seriam agravantes para as mortes registradas.

Roraima tem somente uma maternidade, a Nossa Senhora de Nazareth. A unidade, inclusive, segundo médicos consultados pelo O Poder, que pediram para não serem identificados temendo represálias, não tem capacidade para atender as mulheres no pior momento de crise e falta mais investimentos do governo na ampliação do atendimento.

Crise 

Em entrevista nesta semana a O Poder, o vice-governador de Roraima, Frutuoso Lins (MDB), voltou a afirmar que o povo foi enganado por Denarium.

“Fomos enganados pelo discurso do Antonio Denarium. Ele fala que investiu quase dois bilhões na Saúde. Vamos esmiuçar: esses recursos são, na sua maioria, de emendas parlamentares que indicam ‘pra’ onde vão, não há um plano estadual de Saúde, não há sequência de investimento”, disse.

Frutuoso garantiu, ainda, que fez um plano de gestão para a Saúde e entregou ao governador no início do mandato, mas nunca foi colocado em prática. “Fiz um plano de gestão e entreguei ao governador no início da gestão. Ele nunca colocou em prática”, finalizou.

 

Da Redação O Poder 

Foto: Divulgação 

 

Últimas Notícias

Ex-prefeito de Amaturá é alvo de Tomada de Contas por sumiço de documentos do SAAE

O gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Amaturá (a 1.072 quilômetros de Manaus), Etemildo Melo dos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!