O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participam neste sábado, 22, de uma mobilização de ações contra a Covid-19, que é realizada pelo Ministério da Saúde, simultaneamente, nos sete estados da região Norte.
A iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, tem o objetivo de promover a vacinação e a testagem em larga escala, como parte da estratégia de combate à doença. A ação deve estimular aqueles que ainda não se imunizaram e os que precisam tomar a segunda dose e a dose de reforço.
Como adiantado pelo O Poder, na última segunda-feira, 17, Queiroga está cumprindo agenda em Manaus. De acordo com o MS, a ação deste final de semana é parecida com a que aconteceu na Região Nordeste na semana passada. Enquanto o ministro está na capital amazonense, os secretários nacionais do Ministério da Saúde estarão nas capitais do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Em nota, Queiroga classificou a região Norte como um “desafio” logístico para os esforços de ampliação da cobertura vacinal no país, dada a extensão territorial e a dificuldade de acesso a algumas localidades.
“Todos nossos esforços estão voltados para ampliar a cobertura da segunda dose e da dose de reforço. Mesmo com a estrutura poderosa do SUS (Sistema Único de Saúde), a região é um desafio por ter dimensões continentais e áreas remotas”, disse o ministro.
O evento será realizado no Sambódromo, localizado na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste da capital amazonense, a partir das 10h.
Priscila Rosas, para O Poder, com informações da Agência Brasil e Governo do Amazonas
Foto: Diego Peres e Lucas Silva/Secom