setembro 21, 2024 00:36

Governo anuncia assistência a brasileiros, mas diz não poder fazer resgate

O secretário de Comunicação e Cultura do Itamaraty, Leonardo Gorgulho, fez um pronunciamento, na tarde desta quinta-feira (24), com orientações aos brasileiros que estão na Ucrânia neste momento. Segundo ele, “a Embaixada do Brasil – ou de qualquer outro país – não tem condições de fazer operação de resgate”.

Entretanto, o secretário destacou as embaixadas que estão em regime de plantão em outros países para atender os cidadãos brasileiros que necessitem de assistência.

“Nossas embaixadas na região estão em alerta, as embaixadas do Brasilrsil em Varsóvia, Minsk, Bratislava e Moscou já estão em regime de plantão para prestar assistência a brasileiros que deixem a Ucrânia”, disse Gorgulho.
As orientação dadas pelo Itamaraty incluem ainda o deslocamento, dos cerca de 500 brasileiros que moram na Ucrânia, para outras regiões e países vizinhos.
“Aos brasileiros na capital Kiev, que permaneçam em casa seguindo a orientação de autoridades. Aos brasileiros no leste do país, que deixem a região; trens continuam circulando, os que não puderem devem retornar a Kiev e contatar imediatamente a embaixada”, disse Gorgulho.
O Itamaraty orientou ainda que os brasileiros que estão na cidade ucraniana de Odessa, que deixem o país rumo a Moldova ou à Polônia, reiterando que se abriguem em locais distantes de concentrações de tropas russas.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou sua conta no Twitter para replicar o comunicado da Embaixada do Brasil na Ucrânia para os brasileiros que vivem no país, que está sob ataque da Rússia desde as primeiras horas desta quinta-feira (24).“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia”, disse Bolsonaro.
Conteúdo: CNN
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Polícia Federal apreende mais de R$1 milhão em abordagens

Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Federal em Roraima (PF/RR) confirmou as informações das duas abordagens realizadas que resultou na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!