Parintins e Maués denunciam cobrança em dobro nas tarifas da Amazonas Energia

A CPI da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) comprovou o péssimo atendimento aos consumidores em Parintins e Maués, durante a realização de sessão itinerante nos dois municípios nessa segunda-feira, 7. A população denunciou as cobranças em dobro na tarifa, a falta de manutenção de rede e queda de energia constante, principalmente, nas áreas rurais.

Na terra do “boi bumbá”, o evento foi realizado às 9h, na Câmara Municipal de Parintins. À tarde os membros da comissão estiveram na Câmara Municipal de Maués.

Em Parintins, as áreas rurais são as que mais sofrem com a má qualidade do serviço da Amazonas Energia. “Nós, que vivemos da agricultura familiar na comunidade Santo Antônio, área rural, perdemos vários produtos para consumo e para venda. Às vezes, passamos 15 dias sem luz e todos os nossos alimentos estragam”, relatou um agricultor que não quis se identificar.

Requerimentos

A CPI da Amazonas Energia ainda aprovou sete requerimentos, dentre eles a implantação de um polo de atendimento do Instituo de Defesa do Consumidor (Procon/AM) em Parintins. O objetivo é atuar na proteção e defesa do consumidor, bem como a manutenção e extensão da rede de energia do programa de eletrificação rural da agrovila do Mocambo.

O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), afirmou que foi solicitado, por meio de requerimento, que, no prazo de cinco dias, a Amazonas Energia apresente a relação dos beneficiários da tarifa social de energia e Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), assim como os que tiveram o benefício negado, no intuito de nortear as investigações da Comissão.

“Queremos dar voz ao cidadão que se sente intimidado pela concessionária, pois, conforme relatos, o desrespeito é constante junto aos consumidores, fazendo com que a maioria tenha um desgaste emocional. O certo é que não dá para ficarmos desse jeito, nas mãos da empresa, por isso lutamos por um serviço de qualidade para o Amazonas”, afirmou.

De acordo com os moradores de Maués, as quedas de energia também foram bastante citadas pelos moradores da sede e da área rural. Segundo a população, a oscilação na rede elétrica impacta, negativamente, na economia do município.

“O setor primário sofre com o péssimo serviço dessa empresa. Se quisermos produzir em larga escala o guaraná, por exemplo, ficamos impossibilitados porque a energia cai, não volta e passamos de cinco a dez dias sem luz”, comentou Hélio Alberto.

Dois requerimentos foram aprovados em Maués, um deles solicita, no prazo de cinco dias, os valores repassados pela concessionária à prefeitura, nos últimos três anos. A intenção é averiguar se houve encontro de contas. O outro requere informações sobre a relação dos beneficiários da tarifa social de energia e CadÚnico.

A próxima reunião itinerante da CPI da Amazonas Energia será nesta quinta-feira, 10, às 15h, na Câmara Municipal de Iranduba, localizada na praça dos Três Poderes, Centro.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Sérgio Kruke reage contra nota de Maria do Carmo, expondo racha no PL

Após publicação de nota por meio das redes sociais, Maria do Carmo Seffair (PL), pré-candidata ao governo do Amazonas...

Mais artigos como este