novembro 19, 2024 08:19

Peças-chaves numa campanha eleitoral, marqueteiros já começam a se ‘materializar’ na eleição em Manaus

Uma das figuras mais importante na campanha eleitoral dos candidatos majoritários, o marqueteiro político já ganha relevância nesse processo eleitoral em Manaus, que se iniciou neste domingo, 27. Entre os prefeituráveis consultados pelo Portal O Poder, alguns já revelam quem são seus marqueteiros e, outros, preferem fazer mistério quanto ao nome. O certo é que mais da metade dos 11 candidatos vão lançar deste profissional para impulsionar suas campanhas, principalmente a estratégia do horário gratuito eleitoral, que se inicia em outubro em cadeia de rádio e televisão.

Há ainda aqueles candidatos que, por falta de recursos financeiros, vão apostar no apoio de militantes e simpatizantes para ter uma presença maior nas redes sociais e, também focar em suas trajetórias na política local como propaganda.

Presença ‘forte’ nas redes sociais

O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), por exemplo, já tem no seu time na coordenação de seu marketing o jornalista Marcos Martinelli, que vai caminhar com ele na campanha nesse pleito.

Em nota enviada à redação, a assessoria de imprensa do candidato afirmou que Amazonino, inclusive, já vem tendo uma atuação mais massiva nas redes sociais, como canal de diálogo com a população e, inclusive, recebendo contribuições para o plano de governo.

Sem marqueteiro, ainda

David Almeida (Avante) afirmou que ainda não tem marqueteiro, mas que já está sendo definido, embora reconheça que tem uma equipe de marketing e local próprio para elaborar as atividades que serão divulgadas nas redes sociais.

“Já estamos trabalhando no partido temos estúdio com uma estrutura funcionando dentro do Avante. Nossa estratégia é massificar as nossas ações nas redes sociais e buscar incrementar o trabalho nas ruas com a minha presença e do Marcos Rotta, mas mantendo os cuidados que a pandemia requer. Acredito que o nosso trabalho vai ser bem aceito e seremos escolhidos pela população”, afirmou otimista.

Montando a equipe

O candidato pelo PT, deputado federal José Ricardo, afirmou que está  preparado para o início da campanha e organizando toda a parte da propaganda eleitoral. “Estamos vendo a equipe de marketing da campanha. Já fechamos com a produtora e parte técnica e vamos intensificar os trabalhos nas redes sociais e nas ruas. Portanto, estaremos iniciando neste domingo, 27, de acordo com as regras eleitorais e utilizando todas as técnicas possíveis para levar a nossa mensagem e proposta para a população”, destacou.

Menezes já tem marqueteiro

Disputando sua primeira eleição ao cargo majoritário, o candidato coronel Menezes (Patriota) aposta na sua equipe de marketing para fazer a diferença no pleito.

“Já temos sim. É o meu amigo Daniel Braga, com o apoio do Fred Melo da R2 Comunicação. Estamos ainda finalizando a composição da equipe e o Daniel Braga deve trazer alguns profissionais da sua confiança”, adiantou.

Menezes explicou que a campanha será direcionada pela equipe de marketing voltada para as redes sociais.

“Seguiremos nosso planejamento e, também, orientações da nossa equipe de Marketing. Usaremos bastante as redes sociais e, também, o corpo a corpo. Vamos gastar a sola do coturno. Desde a pré-campanha, temos visitado bairros de todas as zonas da cidade, rural e ribeirinha também. Iremos intensificar na campanha”, reforçou. Ele adiantou que neste segunda, 28, vai realizar uma caminhada no bairro da Alvorada, Zona Centro-Oeste, que, segundo ele, foi o bairro em que “cresceu”.

Equipe de comunicação

O empresário Romeiro Reis (Novo) afirmou que não tem um marqueteiro especificamente, mas uma equipe que vai direcionar as estratégias da campanha.

“Não temos marqueteiro-cabeça, temos uma equipe de comunicação e marketing que definiu a estratégia e vai conduzir a campanha. Temos uma produtora própria que montamos a estrutura. Nossa equipe vai ser enxuta, vamos privilegiar sempre o conteúdo. Escolhemos pessoas que transitam por várias áreas, ou seja, profissionais multitarefas”, explicou.

Sobre a campanha nas ruas e utilização das redes sociais, Romeiro foi enfático.

“Vamos fazer a campanha nas ruas, respeitando o distanciamento social. E também será muito centralizada nas mídias digitais, especialmente Facebook e Instagram”, disse.

Alfredo faz mistério

Experiente em eleições, Alfredo Nascimento (PL), que vai ter como vice em sua chapa a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), confirmou neste domingo, 27, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que contratou dois profissionais da área de marketing que vão conduzir o setor  na campanha. Até o fechamento desta edição, a assessoria não informou à reportagem os nomes dos profissionais contratados.

Falta de recursos

A falta de orçamento na campanha pode ser um dos adversários a ser superado pelo candidato a prefeito Chico Preto (DC). Segundo ele, ainda não tem marqueteiro.

“Divido com um grupo de apoiadores a responsabilidade pela comunicação de nossa caminhada. Sem produtora ou marqueteiro por enquanto. Mostrarei a minha independência ao longo dos anos, e apresentarei projetos verdadeiros, necessário e possíveis para Manaus. Por enquanto não tenho marqueteiro, falta recursos. O marketing será as nossas histórias e nossas verdades ”, justificou.

Aposta na militância

Gilberto Vasconcelos (PSTU) vai apostar na militância do partido para divulgação nesta campanha a prefeito de Manaus. “Já estamos fazendo todo esse trabalho de marketing por meio da militância do partido. Temos uma produtora para fazer os trabalhos com os militantes”, disse.

Sobre a proposta de trabalho, Gilberto ainda disse que existe uma preocupação com a questão da pandemia então serão feitas atividades via redes sociais.

“Vamos usar os veículos de comunicação da melhor maneira possível para passar a nossa mensagem e evitar o contato físico. Em situações que não for possível evitar faremos presencial com todos os cuidados necessários de segurança com máscaras e higienização”, destacou.

Divulgar propostas

Candidato pelo PCdoB, o advogado Marcelo Amil disse que já tem um marqueteiro que está buscando formar uma equipe de marketing.

“Nosso marqueteiro é um profissional que já atende à nossa proposta de buscar profissionais locais. O sociólogo Luiz Carlos Marques é quem dá o direcionamento da campanha. Estamos trabalhando com o estúdio RMC. Temos jornalistas, estagiários, editores, cinegrafistas, secretariado e social media”, explicou.

Amil disse ainda que o marketing será centrado na divulgação de propostas. “E a demonstração de que aquilo que propomos enquanto filosofia administrativa, que já aplicamos em nosso dia a dia, sendo portanto, prática, não mera retórica”, concluiu.

Campanha limpa

O candidato a prefeito de Manaus, deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos), confirmou que a sua equipe de marketing está trabalhando incansavelmente para fazer uma campanha limpa e focada na discussão de ideias e soluções para os problemas da população manauense.

“O marketing está sendo coordenado por David Meneses e Fabrício Praia, que são dois excelentes profissionais, experientes e que unem forças conosco para levamos propostas ao povo em prol da cidade de Manaus”, informou.

Em relação às redes sociais, Alberto Neto disse que, a exemplo do que tem feito desde quando atuava como oficial da Polícia Militar do Amazonas, vai continuar explorando essa plataforma em seu favor.

“Usarei as redes sociais para levar nossos projetos ao eleitor de Manaus. É claro que iremos usufruir do tempo de TV e rádio conforme as inserções que teremos, além dos debates e entrevistas”, disse.

Com a pandemia do novo coronavírus e as restrições, o “corpo a corpo” nas ruas será diferente. “Nós estaremos nas ruas para debater com a população tudo que desejamos e lutamos para Manaus de forma responsável, evitando aglomerações”, ressaltou.

Marqueteiro de Eduardo Campos

A assessoria de imprensa do candidato Ricardo Nicolau (PDT) confirmou, por meio de nota, que o candidato a prefeito pela Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ (PSD, Progressistas, Solidariedade, PSB e PDT), tem como estrategista político o pernambucano Victor Carvalho.

O jornalista atuou na campanha do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e na última campanha de reeleição de Geraldo Júlio, no Recife, seguindo em 2017 para o Equador, onde atuou na campanha do presidente Lenín Moreno.

Em 2018 esteve no Amazonas com o deputado federal Sidney Leite. Recentemente interrompeu temporada de estudos em Washington D.C. para assumir o comando do marketing da campanha do Ricardo Nicolau.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Semed prorroga e aditiva em quase 25% contrato de dedetização

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), comandada por Dulce Almeida, prorrogou e aditivou um contrato para dedetização. A prorrogação...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!