abril 17, 2025 13:33

Partidos devem registrar federações até esta terça-feira

As eleições de outubro deste ano serão marcadas por um novo componente que terá impacto direto na corrida eleitoral: as candidaturas apoiadas por federações partidárias. O prazo estabelecido para que os partidos obtenham o registro civil e o registro do estatuto na Corte Eleitoral encerra nesta terça-feira, 31.

Aprovada em novembro do ano passado, as federações possuem pontos de ligação com as coligações de eleições proporcionais, que hoje são proibidas. A junção de dois ou mais partidos valem não somente para as eleições, mas também durante a legislatura. Desta forma, os partidos que integram uma federação mantém sua autonomia, mas deverão atuar juntos desde o período eleitoral, quando os candidatos vão concorrer a um cargo político, até o fim dos quatro anos do mandato, caso sejam eleitos.

O eventual descumprimento da regra poderá causar ao partido dissidente a impossibilidade de federar com outras siglas durante as próximas duas eleições seguintes, ou até completar o prazo mínimo remanescente. No entanto, a saída de um partido da federação não acarretará o fim da federação, desde que permaneçam ao menos dois outros partidos.

As federações podem salvar os partidos pequenos em risco de ficar sem recursos públicos pela cláusula de desempenho e de não conseguir eleger deputados com o fim das coligações.

 

 

Com informações do Congresso Em Foco

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

RR: Calote milionário de Denarium deixa 14 mil alunos sem transporte escolar

Empresários do setor de transporte escolar do estado de Roraima expõem um endividamento generalizado por parte do governador Antonio...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!