Roraima – Com apenas um Projeto de Lei de sua autoria em 2022, o vereador José Francisco Lopes de Albuquerque (Republicanos) propôs, por meio de Projeto de Decreto, conceder a medalha de ‘Honra ao Mérito Rio Branco’ ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio. A matéria foi aprovada na manhã desta terça-feira, 28, por 12 vereadores de Boa Vista.
Na justificativa do PDL nº 094/2022, o vereador Albuquerque, colega de partido de Sampaio, afirmou que o presidente da ALE-RR tem ‘inestimável’ contribuição e trabalho em defesa dos cidadãos do Estado.
O projeto foi aprovado pelos vereadores Adnam Lima (PMB), Albuquerque, Ilderson Pereira (PTB), Gildean Gari (PP), Gabriel Mota (Republicanos), Guarda Jullyerre Pablo (União Brasil), Idázio da Perfil (MDB), Ítalo Otávio (Republicanos), Kleber Siqueira (SD), Manoel Neves (Republicanos), Melquisedek (União Brasil), Tuti Lopes (PL) e Vavá do Thianguá (PSB).
Conforme fontes na Casa Legislativa, o objetivo de Albuquerque em conceder a honraria ao presidente da Assembleia seria para dar mais destaque ao colega de partido, que é pré-candidato à reeleição.
Considerado um dos principais aliados do governador Antonio Denarium (PP), Sampaio garante, junto com boa parte dos deputados estaduais, a aprovação de projetos de interesses do chefe do Executivo Estadual, que também é pré-candidato à reeleição. Além de influenciar na tomada de decisões da ALE, Denarium, segundo fontes, também tem forte influência na atuação de alguns vereadores, que são declaradamente ‘Denaristas’.
Da redação O Poder
Foto: Divulgação