Roraima – A convenção partidária do MDB para as eleições de 2022 será no dia 30 de julho, em Boa Vista. O evento, nesse sentido, está programado para começar às 17h no Stúdio 55, no bairro São Vicente.
Romero Jucá, presidente do MDB RR e pré-candidato, lembra que a convenção partidária é um importante passo na corrida eleitoral. “A convenção partidária é um ato onde os partidos confirmam os candidatos destas eleições de 2022. Desse modo, nós vamos confirmar o grupo que tem esperança e que acredita em um futuro melhor para Roraima”.
A convenção partidária vai confirmar os nomes dos candidatos para os cargos de governador e vice-governador, bem como o de senador. Além deles, os membros dos partidos também vão definir os candidatos a deputado federal e estadual.
Além de Romero Jucá, que é pré- candidato ao Senado, o MDB vai confirmar também o nome de Teresa Surita para a disputa ao Governo de Roraima e de Edio Lopes a vice-governador pela coligação.
Edio Lopes é o presidente regional do PL. Portanto, o mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Além dele, o Time da Esperança tem ainda a parceria com o PSB.
Calendário Eleitoral
– As convenções dos partidos são, desse modo, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto é a hora, sobretudo, das convenções dos partidos.
– As legendas, as federações e as coligações têm até o dia 15 de agosto, portanto, para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.
– Sobre os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice- presidente, assim, o TSE deve julgar até 12 de setembro.
– Dia 12 de agosto é a data final para que o TSE publique a tabela com a representatividade do Congresso Nacional. Isso, após eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais até 20 de julho de 2022.
– Assim, para os fins de divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio, na televisão e também dos debates.
– A partir de 16 de agosto, portanto, será permitido os comícios, a distribuição de material gráfico, as caminhadas ou as propagandas na internet.
– O 1° turno será no dia 2 de outubro. E um eventual 2º turno será no dia 30 de outubro.
Prestação de contas
Os partidos e candidatas têm entre os dias 9 e 12 de setembro para fazer a prestação de contas parcial da campanha. Os documentos serão divulgados pelo TSE no dia 15 de setembro. O dia 1º de novembro é para enviar as contas do 1º turno. A prestação de contas de quem for para o 2º turno deve ser feita à Justiça até o dia 19 de novembro.
Diplomação e posse
As eleitas e os eleitos serão diplomados até 19 de dezembro. Nesse sentido, para os cargos de presidente e vice-presidente, bem como de governador, a posse será no dia 1º de janeiro de 2023. Os parlamentares assumem em 1º de fevereiro.
Com informações do MDB
Foto: Benício Moreira/Ascom Romero Jucá