novembro 23, 2024 21:31

Nomes conhecidos da política buscam vaga na Câmara Federal e Aleam

Nomes velhos conhecidos da política que já tiveram mandato no Amazonas estão de volta para concorrer às eleições deste ano. Eles entram na briga por uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e oito na Câmara Federal.

No entanto, os candidatos que irão disputar a eleição em 2022 devem correr pois o prazo para solicitar o registro de candidatura à Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira, 15. Mais de 360 pedidos para deputado estadual e 114 para deputado federal foram registrados na Justiça Eleitoral até a última sexta-feira, 12.

Entre os nomes que querem retornar para a Aleam está o do ex-deputado Miguel Carrate (Avante), eleito em 1998. A lista tem, ainda, o ex-deputado Janjão (Avante), eleito em 1994, e Platiny Soares (Avante), eleito em 2014.

Quem também busca “ressurgir das cinzas” é o ex-deputado estadual Francisco Souza (MDB), que foi deputado pela última vez de 2015 a 2019. Edilson Gurgel (PMN), que é contemporâneo de Francisco Souza, também vai tentar o seu retorno ao parlamento estadual.

Já os que vão tentar pela primeira vez uma vaga na Aleam são Francisco Praciano (PT), Gedeão Amorim (Avante) e o ex-vereador Professor Bibiano (PDT).

Gedeão Amorim afirmou que, caso seja eleito, não vai ser um deputado estadual tradicional pois tem uma prática de educador e gestor educacional, além de conhecimento internacional com tudo que desenvolveu na Educação do Amazonas.

“Eu não serei um deputado setorizado, que é uma bandeira limitante no meu entendimento. Eu tenho expertise educacional e sei que posso acrescentar muito sobre a gestão de educação pública no Estado. Sou um homem com visão completa da realidade e as necessidades do Estado”, ressaltou.

Além deles, ainda pelo Avante, o ex-vereador Ronaldo Tabosa também busca uma vaga na Aleam.

Bancada federal

A bancada federal do Amazonas em Brasília também pode ter renovação e apresentar o retorno de velhos conhecidos da política amazonense. Entre os que já tiveram a oportunidade de ocupar uma cadeira na Câmara Federal e pretendem voltar estão o ex-secretário Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino (União Brasil), Alfredo Nascimento (PL) e Hissa Abrahão (Avante), que já foi vereador, vice-prefeito de Manaus na gestão de Arthur Neto e deputado federal.

Entre os que vão tentar pela primeira vez uma vaga em Brasília estão os ex-vereadores Hiram Nicolau (Solidariedade) e Mirtes Salles (Republicanos).

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!